- 19 de novembro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Como Células-Tronco Podem Ajudar a Curar o Diabetes?
Uma pesquisa provinda da China esclarece de que forma células tronco podem ajudar a curar o diabetes. Descubra!
À primeira vista, um relato de caso publicado na prestigiada revista científica Cell chamou atenção internacional. Esse fato descreveu uma paciente com diabetes tipo 1 que, após passar por um tratamento experimental, ficou um ano sem precisar das injeções diárias de insulina.
Em entrevista ao portal da Nature, a participante do estudo, que envolveu o uso de células-tronco, afirmou: “Agora eu posso comer açúcar“. Mas será que podemos considerar isso a cura para a doença?
Células-Tronco podem Ajudar a Curar o Diabetes?
A voluntária escolhida para a pesquisa é uma mulher chinesa que vive com diabetes tipo 1 há 25 anos e dependia de várias injeções diárias de insulina. Para o tratamento experimental, então, células do seu tecido adiposo foram retiradas com uma agulha e enviadas ao laboratório.
No laboratório, os cientistas eventualmente utilizaram agentes químicos para transformar essas células do tecido adiposo em células-tronco embrionárias, mantendo o DNA da própria paciente. Em seguida, as células foram induzidas a se diferenciar em ilhotas, um avanço inédito na literatura médica.
O próximo passo foi a implantação dessas ilhotas no músculo reto abdominal da paciente, realizado por meio de uma pequena cirurgia de menos de uma hora. Logo, apenas 75 dias após o procedimento, a paciente deixou de precisar das injeções diárias de insulina e, um ano depois, mantém um excelente controle da glicose.
Seria a Cura da Condição?
Em primeiro lugar, trata-se de um caso isolado, e na ciência é fundamental que resultados semelhantes sejam confirmados em outros estudos. Além disso, o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, ou seja, o problema está no sistema imunológico que ataca as ilhotas produtoras de insulina.
Outro fator importante é que a paciente já utilizava medicamentos imunossupressores devido a um transplante de fígado anterior. Assim, a imunossupressão impediu que se confirmasse se o benefício foi exclusivamente causado pela inovação no tratamento das ilhotas.
Agora, incluir novos participantes sem o uso de imunossupressores pode ajudar a esclarecer se os efeitos benéficos observados podem ser replicados e se o tratamento experimental é realmente eficaz para todos.
Referência: Veja Abril
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias


Nova Vacina Terapêutica contra Câncer do Colo do Útero? Veja!
Uma pesquisa brasileira abre possibilidades para uma vacina terapêutica contra câncer do colo do útero. Descubra mais!


Estudo: Alzheimer pode Começar com Perda de Olfato
Nova pesquisa indica que o alzheimer pode começar com perda de olfato, antes mesmo dos sintomas mais conhecidos da doença


OMS Aponta 1 Bilhão de Pessoas com Problemas Mentais
Estatísticas de pessoas com problemas mentais no mundo é alarmante, e orçamento da saúde à área é ainda pior!


Você Sabe Como se Preparar para uma Mamografia?
O entendimento sobre como se preparar para uma mamografia pode levantar dúvidas e receios nas mulheres. Vamos entender melhor sobre isso?


Entenda Qual o Impacto do Sedentarismo Invisível na Saúde
O impacto do sedentarismo invisível é considerável, mesmo com a realização de atividade física. Entenda esse comportamento!


5 Exames que Ajudam no Diagnóstico Precoce de Câncer
A fim de se promover a qualidade de vida, conheça alguns exames que ajudam no diagnóstico precoce de câncer!