- 13 de outubro de 2021
- SPX Imagem
- Comment: 0
- SPX Exames, SPX Pediatra, SPX, Dicas de Saúde, SPX, Explica
Check-up Infantil: Conheça os Exames Para Cada Faixa Etária
Acompanhe o desenvolvimento e saúde de seu filho a partir dos exames de rotina do check-up infantil!
O check-up infantil é uma prática extremamente importante na medicina preventiva, pois permite avaliar através de exames de rotina a saúde de forma completa, auxiliando na detectação de possíveis alterações no organismo e diagnóstico precoce de doenças. Ele não é apenas indicado para adultos em determinadas fases da vida, mas para todos com exames
Você sabia que as crianças também precisam acompanhar sua saúde regularmente?
Exames na Maternidade
O processo do cuidado da saúde da criança inicia ainda na maternidade, com o popular teste do pezinho entre o 3º e 5º dia de vida.
Através do teste de triagem neonatal biológica (teste do pezinho), é identificado doenças como: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidade e hipernaplasia adrenal congênita.
Ainda na maternidade, é realizado o teste do olhinho (para identificar alterações no eixo visual, como catarata e glaucoma congênito), do coraçãozinho (para detectar doenças no coração) e da orelhinha (para avaliar a audição).
Periodicidade das Consultas
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria as consultas com especialistas devem ocorrer mensalmente até os seis meses de vida das crianças; trimestrais até os 18 meses; semestrais na fase pré-escolar (2 a 4 anos), e anual dos 5 aos 19 anos.
Além das consultas, separamos alguns cuidados necessários para a saúde das crianças.
Exames Laboratoriais
Quando a criança completa 1 ano de vida, deve ser realizada a primeira coleta de sangue, para verificar o estoque de ferro e indícios de anemia. Caso haja necessidade, o pediatra pode solicitar exame de urina e parasitológico (fezes).
Geralmente, os exames laboratoriais são repetidos aos 2 e aos 5 anos, porém, quando há histórico familiar de diabetes, doenças cardiovasculares, a periodicidade acaba por ser alterada.
Quando a criança completa 10 anos, além do hemograma tradicional, é solicitado o perfil lipídico (avaliação do metabolismo das gorduras no sangue), colesterol e triglicérides.
Os principais exames laboratoriais e suas indicações:
Hemograma: É a avaliação da saúde dos elementos do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas), através de amostras coletadas do paciente. É indicado para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença como anemias e infecções virais ou bacterianas.
Glicemia e insulina: O exame avalia os níveis de glicose no sangue e a atuação da insulina. Pode ser solicitado ao observar que a criança possui histórico familiar e/ou sintomas de diabetes.
Colesterol total e frações: Este exame faz a aferição da quantidade e tipos de colesterol no sangue. O exame é solicitado para identificar, ainda na infância, a hipercolesterolemia familiar (HF), doença caracterizada por níveis altos de colesterol. A doença pode causar problemas cardiovasculares. É recomendável que toda criança faça o exame entre os 9 e os 11 anos.
Cuidados com a Saúde Bucal
É importante incluir na rotina dos pequenos, os cuidados com a saúde bucal, desde o nascimento dos primeiros dentinhos.
As crianças devem realizar visitas anuais com o Odontopediatra – especialidade que preza pelo cuidado da saúde bucal infanto-juvenil – para avaliação dentária, iniciação da escovação correta e aplicação de flúor.
Saúde Ocular
A visão da criança continua se desenvolvendo até os 9 anos de idade e, é neste período que devem ser iniciados os cuidados e acompanhamento.
Recomenda-se que a criança consulte um Oftalmologista semestralmente, até os 2 anos de idade e, caso não sejam identificadas alterações na visão, até os 9 anos de idade as consultas devem ser anuais.
Os exames oftalmológicos no Check-up Infantil
– Avaliação externa das pupilas: O Oftalmologista checará o aspecto externo das pálpebras, conjuntiva e vias lacrimais primeiro com a luz natural, em seguida com uma lanterna. Durante o exame, o especialista também avaliará as pupilas da criança (posição, tamanho, formato e reflexos esperados)
– Acuidade visual: O exame é realizado de várias formas de acordo com a idade e desenvolvimento visual da criança. Os bebês com menos de três meses são estimulados com objetos grandes com distância de 30 a 40 centímetros.
Após os três meses, os objetos deverão diminuir de tamanho e ficar a 40 centímetros de distância dos olhos.
Agende agora em nossa clínica: Agendar aqui!