spx-clinica-spx-imagem-checkup-medico-final-de-ano

Você já agendou seu Check-up de Final de Ano?

Chegou o final de ano e você já fez seu Check-up Médico anual? 

As festas de final de ano estão próximas, mas ainda dá tempo de fazer seu Check-Up médico! Fazer exames preventivos é a melhor forma para você iniciar o próximo ano com a saúde em dia! 

cardio

Dados do Ministério da Saúde indicam que, ao realizar o Check-Up médico, é possível prevenir cerca de 70% do desenvolvimento grave de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. 

Essas doenças são conhecidas por serem silenciosas e não apresentarem sintomas até seus estágios mais avançados. Dessa forma, por não apresentarem sintomas, o acompanhamento médico e exames preventivos devem ser feitos, no mínimo, uma vez ao ano. 

Saiba abaixo no texto, os exames mais indicados para o Check-Up Médico! 

Os exames que você precisa fazer

spx-clinica-spx-imagem-checkup-medico-final-de-ano-1

Um dos motivos para realizar o Check-up Médico é justamente ter consciência da importância de manter a saúde em dia. 

Nesse sentido, os exames preventivos são benéficos para promover qualidade de vida, reduzir estresse, ter maior longevidade e, principalmente, evitar o desenvolvimento de doenças em nosso corpo. Sabendo disso, separamos os principais exames que devem ser feitos anualmente! 

Check-up Masculino

Urologista

Consultar-se no urologista é primordial para o cuidado preventivo da saúde do trato urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra) e dos órgãos do aparelho reprodutor masculino. 

Ir ao urologista depende de alguns fatores. Caso não tenha sintomas aparentes, o homem deve marcar suas consultas a partir dos 50 anos, porém caso tenha algum quadro na família de câncer de próstata, é recomendado procurar o médico a partir dos 45 anos.

As doenças que podem ser prevenidas, são: 

  • infecções;
  • tumores;
  • problemas de infertilidade;
  • realização de transplantes renais;
  • cálculos;
  • fimose;
  • incontinência urinária.

Dosagem de PSA 

O PSA é uma glicoproteína produzida pela células epiteliais da próstata, secretada no líquido seminal, onde permanece em grande concentração, por outro lado, sua concentração é menor no sangue dos homens. Dessa forma, o normal é que homens tenham níveis baixos de PSA no sangue, o exame analisa justamente se os níveis da substância estão equilibrados. 

Mede-se o nível de PSA em unidades de nanogramas por mililitro (ng/ml). A chance do câncer de próstata estar presente aumenta à medida que o nível de PSA aumenta. Muitos médicos definem o valor de PSA de 4 ng/ml para decidir se um homem pode precisar de mais exames, o que pode variar entre os médicos.

Análises Clínicas  

Ao realizar o hemograma, é possível verificar diferentes aspectos da saúde, como, por exemplo, analisar o colesterol, triglicérides e outras alterações no organismo. Além de avaliar as funções do fígado, observar o ácido úrico, identificar diabetes, além de prevenir doenças como artrite, gota e cálculos renais. Saiba mais especificamente abaixo: 

      • Hemograma: Identifica no seu sangue a quantidade de plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos e assim, identificando anemias, leucemias e outras doenças;

      • Colesterol: Averiguar os valores de colesterol no organismo, dessa forma,  pode identificar LDL, VLDL e HDL;

      • Albumina: Esse exame verifica a nutrição do paciente e auxilia no diagnóstico de doenças renais e hepáticas. Considerada a proteína mais importante do plasma humano por se apresentar em maior quantidade no sangue;

      • Creatinina e ureia: Ambas as substâncias indicam o quão bom é o funcionamento dos rins, por isso, estar com eles em excesso pode indicar não funcionamento satisfatório do órgão;

      • Glicose: Indica a quantidade de açúcar no sangue, desse modo, é muito importante para o diagnóstico do diabetes;

      • Vitamina D: Mede a capacidade de absorção da vitamina que ajuda na mineralização dos ossos. É muito solicitado, principalmente para idosos.

    Ultrassom de Abdômen 

    Os três tipos de ultrassom abdominal são o total, superior e inferior. E o médico consegue orientar qual a área indicada para o exame. Dessa forma, alguns cuidados são necessários, como o jejum, ingestão de muito líquido e restrição de alguns tipos de alimentos.

      O ultrassom abdominal total permite visualizar todos os órgãos sólidos e líquidos da região;

      Ultrassom de Próstata 

      Um exame de imagem, não invasivo e indolor, que analisa a bexiga, próstata e as vesículas seminais. Consegue identificar na região cistos, inflamações, tumores, traumas, cálculos e muito mais;

      Ultrassom de Vias Urinárias 

      O ultrassom de rins e vias urinárias é um dos principais exames para a avaliação do funcionamento do sistema urinário. 

      Assim, o exame não emite radiação e consegue mensurar o tamanho dos rins, identificando a presença de cálculos, cistos, dilatações do canal urinário urinário, infecções, insuficiência, entre outros. 

      Vale reforçar que, para pacientes homens, a próstata também é avaliada no exame. 

      As principais doenças que o ultrassom de rins e vias urinárias detectam: 

      • Infecção urinária;
      • Alterações na parede da bexiga;
      • Mudanças no tamanho ou estrutura renal;
      • Hidronefrose, dilatação do rim por retenção ou refluxo de urina;
      • Identificação de cálculos, cistos ou obstruções nos rins;
      • Cálculos renais;
      • Perda excessiva de proteínas;
      • Sangue na urina;
      • Insuficiência renal;
      • Cistos renais e doença policística renal;
      • Tumores;
      • Órgãos reduzidos.

      Todas as pessoas podem fazer esse exame, já que não há contraindicações. Geralmente, a solicitação do médico acontece caso haja alguma suspeita. 

      Check-Up Feminino 

      Ginecologista

      O médico ginecologista é responsável pela saúde feminina, especificamente dando atenção especial aos órgãos genitais femininos, que incluem vagina e órgãos internos, trompas, úteros e ovários, além do cuidado com as mamas.

      Dessa forma, deve ser consultado a cada 1 ano, realiza exame de prevenção e tratamento de diversas doenças. Incluindo patologias com certa simplicidade ou até muito complexas, como o câncer e infertilidade.

      Além de também auxiliar na escolha de métodos contraceptivos ou até mesmo auxiliar nos sintomas relacionados às fases da mulher, como a TPM ou os aumentos de temperatura corporal.

      Mamografia Digital

      spx-clinica-spx-imagem-checkup-medico-final-de-ano-2

      É procedimento simples que serve para beneficiar o diagnóstico precoce do câncer de mama e assim, possibilita a chance de cura em até 95% dos casos, de acordo com estudos internacionais e nacionais. 

      Ao realizar o exame todo ano, é possível identificar tumores nos primeiros estágios. Para isso, utiliza-se radiação para a captação de imagens do tecido mamário, detectando nódulos, calcificações, assimetrias e distorções. 

      A mamografia é um procedimento que gera um certo desconforto, porém, por durar  somente 15 minutos o procedimento é melhor. Posiciona-se a paciente em pé e as mamas são colocadas no aparelho, ocorrendo uma compressão horizontal e vertical. 

      Recomenda-se que mulheres sem histórico familiar entre 50 e 69 anos façam o procedimento a cada dois anos. Entretanto, mulheres com histórico familiar devem efetuar o exame anualmente a partir dos 35 anos.

      Ultrassom de Mama 

      ultrassom de mama é um exame de imagem que busca diagnosticar alterações na região das mamas no corpo. Um aparelho chamado transdutor realiza o exame, ele encosta na mama e possibilita a visualização das partes internas do local. 

      O procedimento consiste na emissão de ondas sonoras em alta frequência que causam a vibração dos tecidos. Assim, o aparelho capta instantaneamente e mostra no monitor as imagens na região. 

      Esse ultrassom não usa a radiação ionizante, ondas eletromagnéticas e prejudiciais ao tecido vivo. Por isso, não há contraindicações para a realização. 

      O exame é de grande importância por possibilitar o diagnóstico de possíveis lesões mamárias. A ultrassonografia identifica problemas que não podem ser vistos a olho nú ou palpadas. 

      Por isso, o ultrassom permite analisar a diferença entre cistos e nódulos sólidos, principalmente com suas características morfológicas. Também é indicado para o direcionamento de biópsias mamárias. 

      Ultrassom Transvaginal

      O ultrassom transvaginal tem o objetivo de analisar o feto, ou seja ele é observado mais de perto para obter boas imagens. Também é possível identificar no primeiro exame, em alguns casos, os batimentos cardíacos do bebê. 

      Realizada entre a 7ª e a 8ª semana de gestação, nesse momento é verificado: a quantidade de embriões, a localização da gravidez e o tempo de gestação. 

      Dessa forma, o momento também é importante para verificar o local em que o desenvolvimento do feto está ocorrendo, se nos úteros ou nas tubas uterinas (assim, é possível identificar a gestação ectópica, uma condição potencialmente grave). 

      Vulvoscopia

      A vulvoscopia é um exame ginecológico que analisa de forma detalhada a região íntima da mulher. Assim, identifica alterações que não conseguem ser visualizadas a olho nu. 

      Por utilizar um equipamento que possui uma lente de aumento de 10 a 40 vezes, permite identificar alterações que não são visualizadas a olho nu, como manchas, bolhas, lesões pequenas e verrugas, por exemplo. 

      Assim, a vulvoscopia pode ser indicada para auxiliar no diagnóstico de: 

      • Neoplasia intraepitelial vulvar;
      • Câncer vulvar;
      • Líquen plano ou escleroso;
      • Psoríase vulvar;
      • Dermatite;
      • Infecção pelo HPV;
      • Herpes genital.

      Colposcopia

      A Colposcopia avalia a saúde do colo do útero e vagina. Frequentemente,  esse exame verifica alguma lesão suspeita de infecção viral e bem como a avaliação da vulva também é feita durante o procedimento, pois o local faz parte do trato genital inferior.

      Nesse sentido, o exame pode identificar: 

      • Inflamação do colo do útero;
      • Dor pélvica, pólipos benignos;
      • Sangramentos;
      • Verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).

      Por vezes, a Colposcopia e o Papanicolau são exames complementares. 

      Papanicolau

      O exame é feito para detectar alterações nas células do colo do útero. Do mesmo modo, é a principal estratégia para detectar lesões precocemente, de forma que sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito e reduz a mortalidade por câncer de colo de útero.

      É um exame preventivo indolor, simples e rápido, ele é feito: 

      • Para a coleta do material, um instrumento chamado espéculo é introduzido  na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato);
      • Depois, é feita inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero pelo médico; 
      • A seguir, o profissional provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha;
      • As células colhidas são colocadas numa lâmina e vão para análise em laboratório especializado em citopatologia.

      Além de detectar lesões precursoras do câncer de colo de útero e a infecção de HPV, o Papanicolau indica outras lesões que podem ser tratadas. 

      Biópsia de Mama

      O procedimento da Biópsia de Mama é utilizado para confirmar ou descartar o diagnóstico do câncer de mama. Feito principalmente quando o exame de mamografia indicou alterações. 

      Para isso, o médico retira um pedaço do tecido interior da mama, geralmente um nódulo, para posteriormente avaliar no laboratório e observar a existência de células cancerígenas. 

      O resultado da Biópsia da mama é interpretado pelo médico que pediu o exame. Porém, podem indicar: 

      • Ausência de células cancerígenas: Essa resposta indica que o nódulo analisado é benigno, por isso, não é câncer. Mas, é necessário manter-se alerta para caso o nódulo tenha aumentado de tamanho. 
      • Presença de células cancerígenas ou tumorais: normalmente indica a presença de um câncer e também indica outros dados sobre o nódulo que ajudam o médico a selecionar a melhor forma de tratamento.

      Agende seu Check-up Médico de Final de Ano na SPX Clínica! 

      Os exames preventivos são fundamentais durante o ano, para assim podermos proporcionar mais saúde e qualidade de vida. Clique aqui e Agende seu Check-up de Final de Ano na SPX Clínica!

      Artigos Relacionados

      1