spx-imagem-spxclinica-doencas-silenciosas-checkup

Doenças Silenciosas: a importância dos Check-Ups periódicos

Realizar exames regularmente de check-up é fundamental para prevenir doenças silenciosas 

As doenças silenciosas são consideradas um perigo em dobro para quem não leva os cuidados com a própria saúde a sério. Isto é, devido à ausência de sintomas aparentes, deve-se ter uma postura diferente diante do risco de doenças graves que podem ser prevenidas.

TAU

Doenças silenciosas: o que são? 

Normalmente, o que se espera de enfermidades é justamente a manifestação delas por meio de sintomas, para assim, começarmos a desconfiar de algo errado em nosso corpo. Na verdade, nem sempre nosso corpo fornece sinais de quando está doente. Doenças como Diabetes, Hipertensão, Disfunção tireóidea, Hepatite C e HIV não demonstram sintomas inicialmente.

Por isso, há inúmeros casos em que pessoas só descobrem um problema sério no organismo fazendo um check-up. Dessa forma, o paciente muitas vezes está bem de saúde e não sente nenhum desconforto, o problema está justamente no fato que os sintomas de certas doenças tendem a aparecer em um estágio já mais avançado, o que prejudica as chances de cura.

 Saiba melhor como tratar e prevenir essas doenças silenciosas abaixo! Esperamos que gostem! 

Hipertensão Arterial 

Também conhecida como pressão alta, é uma doença com alta incidência no Brasil e no mundo. A hipertensão está relacionada ao estilo de vida moderno e envolve hábitos alimentares ruins, estresse, sedentarismo, genética e obesidade. 

Cerca de um terço da população no Brasil sofre com a doença, onde o perigo está presente no fato de muitas pessoas não apresentarem sintomas visíveis até o momento em que atingem o coração, rins e cérebro. 

A hipertensão arterial é silenciosa, pois só se manifesta em crises de pressão já elevadas, o que gera tonturas, fraqueza e dor de cabeça. Por isso, conferir a pressão arterial regularmente é muito importante. 

Diabetes 

spx-imagem-spxclinica-doencas-silenciosas-checkup2

A diabetes tipo 1, é uma doença que normalmente é descoberta na infância, sendo assim, o tratamento é realizado por toda a vida do indivíduo. Já a diabetes tipo 2, desenvolve-se posteriormente e são assintomáticos por muitos anos. 

Os sintomas começam muitas vezes em uma fase tardia da doença, os principais sintomas são sede excessiva, emagrecimento e aumento na vontade de urinar. Ela é causada por uma resistência à insulina ou baixa produção desse hormônio. 

Exames como a glicemia em jejum e a hemoglobina glicada devem ser feitos rotineiramente para avaliar o controle glicêmico.

Ovário Policístico 

A síndrome de ovários policísticos; ou seja os pequenos cistos nos ovários, resultam de um distúrbio hormonal que aumenta a concentração sanguínea de testosterona. Geralmente, os primeiros sinais começam a aparecer na adolescência, mas são difíceis de diagnosticar. 

Menstruações irregulares, ganho de peso, acne e queda de cabelo podem ser alguns sintomas. Caso você tenha a presença de dois ou mais sinais, recomenda-se procurar o ginecologista e avaliar a saúde dos ovários por meio de uma ultrassonografia.

Endometriose 

A endometriose caracteriza-se pelo crescimento do tecido que reveste o útero e outras regiões do corpo. Pode atingir o tecido dos ovários, pelve, intestino, bexiga e em vários outros lugares do corpo, o que pode causar sangramentos, dores fortes, cansaço e infertilidade. 

Essa patologista é hereditária. Seu aspecto silencioso está no fato de, mesmo que suas manifestações iniciem a partir da primeira menstruação, seu diagnóstico é realizado por volta dos 30 anos, quando seus sintomas tornam-se mais intensos. 

Caso você sinta dores muito fortes, procure atendimento. 

Agende seus Check-ups na SPX Clínica! 

Como visto no artigo, a importância de realizarmos diversos exames preventivos é essencial para manter sua qualidade de vida e saúde! Clique aqui e agende já seus exames e consultas!

Artigos Relacionados

1