Detalhes do Blog

spx clinica spx imagem Coceiras no corpo, o que pode ser artigo artigo

Coceiras no Corpo: O Que Pode Ser?

Coceiras no corpo podem estar associadas à inflamação ou irritação da pele


Um quadro de coceira no corpo, em suma, é acarretado por diversas causas. Normalmente, se associa à uma pele extremamente seca, e até mesmo o uso excessivo de sabonete ou de algum produto com muita fragrância, por exemplo.

Nesse sentido, medicamentos de uso crônico podem ser eventualmente ser causadores de um processo chamado farmacodermia, uma alergia de pele caracterizada pelo uso de um medicamento irritante

Quais as Causas Mais Comuns da Coceira no Corpo?

spx-clinica-spx-imagem-coceira-no-corpo

Abaixo, antes de mais nada, veja quais são as principais causas que podem acarretar em coceiras no corpo:

– Reações Alérgicas

As reações alérgicas são respostas exageradas do sistema imunológico a substâncias geralmente inofensivas, chamadas alérgenos. Quando o corpo entra em contato com um alérgeno ao qual é sensível, esse sistema de defesa reage de maneira exagerada, liberando substâncias químicas na corrente sanguínea.

A histamina, por exemplo, é uma substância química que provoca uma série de respostas no corpo. Incluindo o alargamento dos vasos sanguíneos e o aumento da permeabilidade capilar. Isso, então, resulta em inchaço e vermelhidão na área afetada, juntamente com a sensação de coceira intensa.

Assim, tipos de reações alérgicas que causam coceira incluem:

  • Dermatite de Contato Alérgica: Esta é uma reação alérgica da pele a substâncias bem como produtos químicos em cosméticos, metais em joias ou plantas.

  • Rinite Alérgica: Muitas pessoas sofrem de rinite alérgica, uma reação alérgica às partículas no ar que pode levar eventualmente a coceira no nariz, olhos e garganta.

  • Picadas de Insetos: A saliva de insetos como mosquitos e pulgas contém substâncias que podem desencadear reações alérgicas na área da picada.

  • Urticária: É uma erupção cutânea com manchas elevadas e avermelhadas que podem ser muito coceira. Alérgenos alimentares, medicamentos ou picadas é quem desencadeia.

Acompanhe nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades da saúde, dicas de cuidado e mais!
Acompanhe nosso Canal no WhatsApp e fique por dentro das novidades da saúde, dicas de cuidado e mais!

Problemas e Condições na Pele

As infecções na pele podem ser surgir devido a uma variedade de microorganismos, bem como bactérias, fungos ou vírus. E então, desencadear uma série de sintomas, incluindo a coceira intensa. Dentre eles, estão:

  1. Bacterianas: Infecções bacterianas, como celulite, impetigo ou furúnculos, podem ocorrer quando as bactérias penetram na pele através de cortes, arranhões ou folículos pilosos inflamados.

  2. Fúngicas: Infecções fúngicas, como a micose, podem desenvolver-se em áreas úmidas e quentes da pele, como os pés, virilha ou dobras cutâneas. Os fungos se proliferam nessas condições e causam coceira intensa.

  3. Virais: Herpes, verrugas e herpes zóster (cobreiro) são exemplos de infecções virais que afetam a pele. Elas geralmente apresentam coceira, erupções cutâneas e podem ser contagiosas.

Dermatites 

A dermatite, por sua vez, refere-se a uma inflamação da pele que pode ocorrer por várias razões. Existem diversos tipos de dermatite, cada um com suas próprias causas específicas. Os principais tipos, assim, incluem:

  1. Dermatite de Contato: Surge pelo contato com alérgenos (dermatite alérgica de contato) ou substâncias irritantes (dermatite irritante de contato). Por exemplo produtos químicos em cosméticos, detergentes ou metais em joias.

  2. Dermatite Atópica: É uma forma crônica de dermatite frequentemente em associação a alergias e é mais comum em pessoas com histórico familiar de condições alérgicas, como asma e rinite alérgica.

  3. Dermatite Seborreica: Caracteriza-se por manchas vermelhas e escamosas na pele e é frequentemente associada a uma produção excessiva de sebo no couro cabeludo (caspa) ou nas áreas oleosas da pele.

  4. Dermatite de Estase: Por fim, esta geralmente ocorre nas pernas e se relaciona a problemas circulatórios, como insuficiência venosa.

Manchas, Acne, Coceira? Consulte Nossa Dermatologista!

Dra. Ariadne Pereira
Dermatologista

A Dra. Ariadne, dermatologista da SPX Santana de Parnaíba, é Referência no cuidado com a saúde e a beleza da pele. Nossa especialista é graduada em Medicina pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e possui pós-graduação em Urgência e Emergência pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Da mesma forma, ela é pós-graduada em Cosmiatria e Laser pelo Instituto Lapidare. A Dra. Ariadne une conhecimento técnico e visão estética para fornecer tratamentos dermatológicos completos, com foco em resultados naturais e personalizados.

E Quanto à Pele Ressecada?

A pele ressecada, enfim, é um problema comum que pode causar coceira e desconforto significativos. Quando ressecada, a barreira protetora natural enfraquece, permitindo que a umidade evapore rapidamente e deixando a pele vulnerável a irritantes e alérgenos.

Desse modo, a liberação de substâncias químicas pode ativar os nervos da pele, resultando em uma intensa sensação de coceira. Conheça algumas estratégias para aliviar:

  • Hidratação;
  • Evitar Banhos Quentes e Prolongados;
  • Produtos de Higiene Suaves;
  • Roupas Adequadas;
  • Umidade no Ambiente;
  • Consultar um Dermatologista.


Do mesmo modo, há igualmente a produção de coceiras no corpo devido a diversas doenças sistêmicas. Isso inclui, por exemplo, infecções virais, doenças no fígado ou nos rins, além de diabetes, AVC, HIV, etc. 

Tratamento e Prevenção da Coceira

Coceira

Na presença de um coceira no corpo, acima de tudo, é aconselhável agendar uma consulta com um Dermatologista ou Clínico Geral. Isso permitirá uma avaliação detalhada das características da coceira, sua localização e quaisquer sintomas associados. 

Por exemplo, se a coceira for causada por um medicamento, pode ser necessário interromper o uso desse medicamento e encontrar uma alternativa que não cause reações alérgicas na pele.

Abaixo, veja medidas que ajudam você a prevenir coceiras na pele:

  • Evitar banhos quentes; 
  • Não usar esponjas ou buchas; 
  • Utilizar sabonetes de limpeza suave;
  • Hidratar a pele do corpo; 
  • Evitar coçar; 
  • Tomar as medicações antialérgicas prescritas pelo médico; 
  • Suspender ou evitar contato com o agente que está causando alergia ou coceira.

Baixe Nosso E-Book sobre Dermatologia: É GRATUITO!

Quer descobrir como manter a pele mais saudável, prevenir problemas comuns e adotar cuidados práticos para o dia a dia? Criamos um e-book completo e totalmente gratuito para orientar você nessa jornada de autocuidado!

Veja o que você vai encontrar:

  • As 5 dicas essenciais para uma pele saudável;
  • Erros comuns que prejudicam a saúde da pele;
  • Recomendações profissionais de Dermatologistas;
  • Orientações simples para cada tipo de pele;
  • E muito mais!

Agende Sua Consulta na SPX Clínica!

Em suma, as coceiras no corpo não devem ser ignoradas, principalmente quando persistem, se intensificam ou surgem acompanhadas de outros sinais. Elas podem refletir desde reações simples até condições dermatológicas ou sistêmicas que exigem atenção clínica.

Na SPX Santana de Parnaíba, disponibilizamos consulta com dermatologista para uma investigação completa, além de procedimentos estéticos e exames de imagem, sempre que houver indicação médica.

Faça Seu Agendamento Clicando Aqui!

Assista:
spx clinica spx imagem logo branding marca

Somos Referência em Medicina Diagnóstica, com atuação destacada na prestação de serviços ao mercado público e presença crescente no setor privado.

Mantemos atendimento humanizado e foco na qualidade, com o propósito de ser reconhecida como uma das melhores empresas de saúde do Brasil.

Últimas Notícias

Deixe um comentário

Procurar

Categorias

Postagem recente

1