A infecção urinária é causada por alterações da microbiota intestinal na região genital, estimulando o surgimento de microrganismos.
A chance de desenvolver uma infecção urinária em mulheres é maior do que em homens, pois a uretra das mulheres é mais curta, facilitando a entrada da bactéria no meio interno.
Os sintomas mais comuns são: dor e ardor ao urinar, vontade frequente de urinar, mas em pouca quantidade e mau cheiro na urina.
Conheça as causas de infecção urinária:
- Beber pouca água
Quando bebemos pouca água no dia deixamos de produzir urina suficiente para eliminar os microrganismos. É aconselhável que se beba aproximadamente 2 litros de água por dia para ter um sistema urinário saudável.
- Não urinar após o sexo
Durante o sexo nosso organismo tem contato com muitos microrganismos e, a melhor forma de elimá-los e com a urina.
- Usar roupa íntima muito justa
Usar roupa íntima muito justa pode aumentar a temperatura da região auxiliando na proliferação de bactérias.
O ideal é utilizar roupas mais confortáveis e dormir sem calcinha para arejar a região genital.
- Utilizar absorvente por longos períodos
Ficar muito tempo com o mesmo absorvente também pode causar infecção, pois facilitam o desenvolvimento de bactérias que podem migrar para o sistema urinário.
- Segurar a urina
O acúmulo de urina favorece o aumento de bactérias, devido a higienização do trato urinário não ser regular.
- Ter pedra nos rins
A presença de pedras nos rins, normalmente, deixam as vias urinárias entupidas, dificultando a saída da urina completamente. Com isso, as bactérias têm mais tempo dentro da bexiga para crescerem.
Se você tem infecção urinária com frequência ou tem sentido os sintomas descritos, agende uma consulta com Clínico Geral e faça uma avaliação.