Coronavírus: cuidados que os diabéticos devem ter

Com a alta taxa de transmissão do coronavírus, nós sabemos que alguns grupos possuem maior chance de desenvolver doenças de alta gravidade, entre eles estão os idosos, pessoas diabéticas e hipertensas. 

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é quarto país do mundo com mais diabéticos, ou seja, estima-se que 7% dos brasileiros possuem a doença. Isso significa, que uma grande parcela da nossa população está mais vulnerável a desenvolver doenças de alta gravidade como o COVID-19. 

Isso acontece porque pessoas com diabetes possuem um comprometimento da imunidade, relacionada à elevação do açúcar no sangue, estando mais suscetíveis ao agravamento das doenças respiratórias.

As pessoas que fazem parte do grupo de risco devem seguir as recomendações de prevenção do Ministério da Saúde, que são:

  • Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
  • Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir
  • Evitar aglomerações; 
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhar objetos pessoais. 

Além desses cuidados, se você fizer parte do grupo de risco, é recomendado que evitar ao máximo locais públicos, não receber visitas, não dividir comida mesmo com a pessoas de dentro da sua casa e controlar a doença com as medicações corretas. 

Fechar Menu

Médico Online

Orientação médica a distância para suspeita de Coronavírus (COVID-19) por vídeo chamada.
Agenda disponível para o mesmo dia. Seja atendido o quanto antes.