Coronavírus: Gestantes e Idosos

O COVID-19 é um vírus muito novo que ainda causa muitas dúvidas, principalmente sobre as pessoas que fazem parte do grupo de risco. Pensando em esclarecer algumas dúvidas, separamos algumas informações relacionadas a dois grupos específicos, gestantes e idosos. 

Gestantes

  • Há riscos maiores para as grávidas?

Existem mudanças imunológicas que podem deixá-las mais vulneráveis, isso quando falamos de outras infecções causadas por outros agentes como a influenza. Para o coronavírus ainda não existem dados suficientes para certificar isso, mas os cuidados devem ser tomados. 

  • É seguro amamentar?

Ainda não existem estudos que confirmem transmissões de coronavírus por através do leite materno. A prática de amamentação deve ser discutida com seu médico, mas alguns cuidados devem ser tomados, como a utilização de máscaras e álcool em gel 70%.

  • Gestantes podem transmitir o vírus para o bebê?

Até o momento nenhum bebê de mãe doente apresentou o vírus e não foi identificado o vírus no líquido amniótico, mas, como dissemos antes, os estudos ainda estão em sua fase inicial.

Idosos 

  • Por que idosos se enquadram no grupo de risco?

Idosos estão mais suscetíveis a qualquer doença infecciosa, justamente por conta do envelhecimento do seu sistema imune. E, no caso do COVID-19, existem agravantes como a diabetes e hipertensão.

  • Quais cuidados devo tomar com idosos em casa?

Deve ser evitado contato com crianças e adolescentes, pois eles possuem mais chance de ter o vírus sem apresentar sintomas. Outra recomendação é que eles não saiam de casa ou frequentem aglomerações.

  • O idoso deve ficar em isolamento social preventivo?

Sim, é necessário evitar o contato com os idosos nesse momento, inclusive dentro de casa, já que se alguém da casa sair do domicílio pode trazer o COVID-19 para dentro da casa.

Fechar Menu

Médico Online

Orientação médica a distância para suspeita de Coronavírus (COVID-19) por vídeo chamada.
Agenda disponível para o mesmo dia. Seja atendido o quanto antes.