O COVID-19 é um vírus muito novo que ainda causa muitas dúvidas, principalmente sobre as pessoas que fazem parte do grupo de risco. Pensando em esclarecer algumas dúvidas, separamos algumas informações relacionadas a dois grupos específicos, gestantes e idosos.
Gestantes
- Há riscos maiores para as grávidas?
Existem mudanças imunológicas que podem deixá-las mais vulneráveis, isso quando falamos de outras infecções causadas por outros agentes como a influenza. Para o coronavírus ainda não existem dados suficientes para certificar isso, mas os cuidados devem ser tomados.
- É seguro amamentar?
Ainda não existem estudos que confirmem transmissões de coronavírus por através do leite materno. A prática de amamentação deve ser discutida com seu médico, mas alguns cuidados devem ser tomados, como a utilização de máscaras e álcool em gel 70%.
- Gestantes podem transmitir o vírus para o bebê?
Até o momento nenhum bebê de mãe doente apresentou o vírus e não foi identificado o vírus no líquido amniótico, mas, como dissemos antes, os estudos ainda estão em sua fase inicial.
Idosos
- Por que idosos se enquadram no grupo de risco?
Idosos estão mais suscetíveis a qualquer doença infecciosa, justamente por conta do envelhecimento do seu sistema imune. E, no caso do COVID-19, existem agravantes como a diabetes e hipertensão.
- Quais cuidados devo tomar com idosos em casa?
Deve ser evitado contato com crianças e adolescentes, pois eles possuem mais chance de ter o vírus sem apresentar sintomas. Outra recomendação é que eles não saiam de casa ou frequentem aglomerações.
- O idoso deve ficar em isolamento social preventivo?
Sim, é necessário evitar o contato com os idosos nesse momento, inclusive dentro de casa, já que se alguém da casa sair do domicílio pode trazer o COVID-19 para dentro da casa.