spx-clinica-spx-imagem-como-prevenir-colesterol

Cuidado do Coração: Saiba Como Prevenir o Colesterol

Descubra como prevenir o colesterol e alimentar sua boa saúde cardiovascular. Pequenas mudanças podem ser significativas!


O colesterol é um tipo de de gordura necessária para o funcionamento do nosso organismo. Ele é o componente estrutural de membranas celulares presentes nos intestinos, músculos, nervos, pele, coração, cérebro e fígado. Porém, seu excesso pode ser extremamente prejudicial, sendo preciso, então, adotar medidas para prevenir o colesterol.

cardio

A maior parte desse componente que temos é produzido por nosso próprio corpo, somente 30% dele é proveniente de alimentos que ingerimos. Mas quando consumimos muitos alimentos gorduroso podemos fazer com que o nosso fígado aumente a produção desxa substância. Por isso, as taxas de colesterol não podem estar nem muito altas e nem baixas. 

No dia do combate ao colesterol, a SPX preparou algumas dicas para evitar o excesso de colesterol no organismo. Veja a seguir!

Alimentação

spx-clinica-spx-imagem-prevenir-o-colesterol

Como já havíamos dito, a alimentação é responsável por 30% do colesterol do nosso corpo, por isso, coma mais frutas e vegetais, alimentos ricos em fibras e comidas assadas. Evite frituras, limite a ingestão de gorduras saturadas e alimentos ricos em colesterol. 

Exercícios físicos

A prática de atividades esportivas ajuda a ampliar a circulação sanguínea, ativando o fluxo de sangue nas veias e artérias dificultando que as gorduras e triglicérides acumulem na parede das mesmas.

Não fume

O cigarro aliado ao colesterol multiplica o risco de doença coronária (doença nos principais vasos sanguíneos do coração), por isso, evite ou diminua o consumo

Evite o estresse 

Uma vida mais tranquila e menos estressante diminui os riscos de doenças cardíacas, como o infarto, e reduz o colesterol. Isso acontece, porque sob estresse o fígado produz maior quantidade de colesterol, logo, com uma vida mais tranquila isso não acontece

Por que Consultar um Cardiologista?

spx-clinica-spx-imagem-consulta-cardiologista-colesterol

O cardiologista desempenha um papel crucial na prevenção do colesterol alto e, consequentemente, na promoção da saúde cardiovascular. Esses profissionais são especializados no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças do coração, incluindo aquelas relacionadas ao colesterol.

Os cardiologistas, então, são treinados para avaliar fatores de risco individualizados e determinar a probabilidade de um paciente desenvolver doenças cardíacas com base em seu histórico médico, estilo de vida e exames de sangue, incluindo a medição dos níveis de colesterol.

Eles podem identificar os pacientes em maior risco e desenvolver planos de prevenção personalizados. Isso pode incluir orientações sobre dieta, exercícios, controle de peso e, quando necessário, a prescrição de medicamentos para reduzir o colesterol.

Portanto, consultas regulares com são uma estratégia importante para manter a saúde cardiovascular e prevenir problemas relacionados ao colesterol. Para isso, na SPX Clínica Santana de Parnaíba, contamos com cardiologistas altamente especializados para cuidar da sua saúde.

Clique aqui e agende uma consulta!

Deixe um comentário

1