- 26 de novembro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Demência na Síndrome de Down: O Que Diz a Ciência?
A realização de um mapeamento cerebral aponta a existência de um maior risco de demência na síndrome de Down. Saiba mais!
A princípio, pessoas com síndrome de Down enfrentam um envelhecimento acelerado e apresentam maior propensão a desenvolver a doença de Alzheimer na velhice. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) investigaram essa relação utilizando técnicas de medicina nuclear.
Em síntese, o estudo identificou dois fatores relevantes nesse grupo: a presença de neuroinflamação e a formação de placas beta-amiloides, um marcador significativo para a demência.
Essas placas são compostas por fragmentos de peptídeos amiloides que se acumulam entre os neurônios. Eventualmente, esse processo provoca inflamação e prejudica a comunicação neural, fatores associados ao surgimento e à progressão do Alzheimer.
Mapeamento de Demência na Síndrome de Down
O estudo foi realizado em parceria com o Instituto Jô Clemente, permitindo aos pesquisadores analisar o cérebro de pessoas com síndrome de Down em diferentes faixas etárias. Assim, essa colaboração proporcionou uma visão abrangente sobre os impactos do envelhecimento e da predisposição ao Alzheimer nessa população.
“Já se sabia que o processo de envelhecimento nessa população ocorre cerca de 20 anos adiantado, com menopausa precoce e o diagnóstico de doença de Alzheimer já após os 40 anos, por exemplo. Um aspecto importante é que o gene da proteína precursora amiloide [APP] está localizado no cromossomo 21, que é triplicado na síndrome de Down”, explica Daniele de Paula
Além disso, os cientistas acompanharam, por dois anos, o desenvolvimento da neuroinflamação e das placas beta-amiloides em camundongos geneticamente modificados para apresentar uma condição semelhante à síndrome de Down. Esse modelo animal então ajudou a aprofundar o entendimento sobre os mecanismos envolvidos na progressão das alterações cerebrais associadas à síndrome.
“Este foi o primeiro estudo no mundo a observar como se dá a neuroinflamação nessa população por meio de tomografia por emissão de pósitrons [PET, na sigla em inglês], com uso de radiofármacos específicos.”
– Daniele de Paula Faria, pesquisadora do Laboratório de Medicina Nuclear (LIM43) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FM-USP)
Aliança entre Ciência e Tecnologia
Os resultados preliminares do estudo foram apresentados por Faria durante o Simpósio de Imagem Molecular, realizado nos dias 11 e 12 de setembro no Instituto de Radiologia do HC-FM-USP. Sobretudo, essa abordagem inovadora destacou o uso de técnicas avançadas para mapear alterações cerebrais em pessoas com síndrome de Down.
Segundo a especialista, moléculas marcadas com radioisótopos, conhecidas como radiofármacos, são injetadas para identificar as áreas do cérebro onde há acúmulo de peptídeo beta-amiloide.
Com o auxílio da tomografia por emissão de pósitrons (PET), um equipamento de imagem semelhante à ressonância magnética, é possível visualizar tanto as placas beta-amiloides quanto a progressão da neuroinflamação, fornecendo, então, insights valiosos sobre o avanço dessas condições.
Referência: Veja Saúde.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias


Osteoporose em Homens: A Importância desse Cuidado Masculino
Você sabia que a presença da osteoporose em homens requer um cuidado especializado e atenção redobrada, apesar de ser mais comum em mulheres?


Nova Vacina Terapêutica contra Câncer do Colo do Útero? Veja!
Uma pesquisa brasileira abre possibilidades para uma vacina terapêutica contra câncer do colo do útero. Descubra mais!


Estudo: Alzheimer pode Começar com Perda de Olfato
Nova pesquisa indica que o alzheimer pode começar com perda de olfato, antes mesmo dos sintomas mais conhecidos da doença


OMS Aponta 1 Bilhão de Pessoas com Problemas Mentais
Estatísticas de pessoas com problemas mentais no mundo é alarmante, e orçamento da saúde à área é ainda pior!


Você Sabe Como se Preparar para uma Mamografia?
O entendimento sobre como se preparar para uma mamografia pode levantar dúvidas e receios nas mulheres. Vamos entender melhor sobre isso?


Entenda Qual o Impacto do Sedentarismo Invisível na Saúde
O impacto do sedentarismo invisível é considerável, mesmo com a realização de atividade física. Entenda esse comportamento!