Spx-clinica-spx-imagem-desmitificando-o-hiv-aids

Desmistificando o HIV

O HIV é uma condição muito estigmatizada, o que faz com que muitas pessoas tenham recebido de realizar o teste. No entanto, é fundamental descobrir a infecção o mais rápido possível e tratá-la . É necessário ressaltar que ter HIV não é o mesmo que ter AIDS, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Um bom tratamento evita que a pessoa desenvolva essa síndrome.

O que é a doença? 

O HIV é uma IST, uma Infecção Sexualmente Transmissível. Sendo assim, a principal forma de contágio é a via sexual. A condição é causada por microorganismos como fungos, bactérias e vírus. No HIV, o vírus responsável é denominado vírus da imunodeficiência humana.

Tour 360

Mesmo que não exista cura, é importante que as pessoas que convivem com o vírus façam o tratamento, conhecido como terapia antirretroviral (TARV), para melhorar sua qualidade de vida. Além disso, o tratamento contribui na diminuição das chances de transmissão e pode evitar o desenvolvimento do Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Qual a diferença entre HIV e AIDS?

Após contrair o vírus HIV, uma pessoa pode permanecer por muitos anos sem desenvolver nenhum sintoma. Nesse caso, dizemos que a pessoa está vivendo com o HIV.

A AIDS é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV. Essa condição surge quando a pessoa concomitante tem oportunistas incompatíveis, como tuberculose e pneumonia, se aproveitam de uma baixa imunidade ocasionada pelo vírus.

Como ocorre a transmissão?

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão se dá principalmente quando há:

  • Relações sexuais sem preservativos, seja pelo sexo vaginal, anal ou oral; 
  • Compartilhamento de seringas;
  • Transfusão de sangue contaminado.

Como não ocorre a transmissão?

Há muitos mitos sobre as formas de contaminação, o Ministério da Saúde indica que práticas que não oferecem riscos são:

  • Sexo com camisinha; 
  • Doação de sangue; 
  • Disseminação de vírus pelo ar;
  • Picada de mosquito;
  • Compartilhamento de sabonete, lençóis, toalhas, talheres, copos, piscina e banheiro.

Como é diagnosticado o HIV? 

O diagnóstico é feito a partir da coleta de sangue ou fluido oral. Desse modo, esse processo deve ser feito o quanto antes para que ocorra um tratamento eficiente e a pessoa não contagie outras pessoas. 

Como tratar?

Os medicamentos antirretrovirais (ARV) surgiram na década de 1980 para impedir a multiplicação de HIV no organismo. São esses medicamentos que ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico e aumenta as chances dos pacientes conviverem com a doença. Dessa forma, o uso diário é fundamental para aumentar o tempo e melhorar qualidade de vida das pessoas e, ao mesmo tempo, reduzir o número de infecções e internações por doenças oportunistas.  

Você sabia que na SPX de Santana de Parnaíba, temos disponibilidade do Teste de HIV? Agende pelo link: https://bit.ly/11975472578

Deixe um comentário

1