spx-clinica-spx-imagem-desnutricao-e-prognostico-de-infarto

Desnutrição e Prognóstico de Infarto: Como Estão Relacionados?

Estudo americano avaliou a relação entre a desnutrição e prognóstico de infarto de pacientes internados. Saiba o resultado!


Um estudo divulgado no The American Journal of Cardiology, portal americano, fez uma importante revelação sobre a ligação entre a desnutrição e prognóstico de infarto. Por analogia, bem se sabe sobre a associação entre obesidade e doença arterial coronariana (DAC), visto que ela leva a diversas alterações metabólicas e fisiológicas do paciente.

À primeira vista, nessa pesquisa, foram coletados dados referentes à desnutrição, categorizada como avançada ou inicial. Os resultados analisados incluíram as taxas de readmissão, mortalidade e duração da internação em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM) e desnutrição, em comparação com pacientes com IAM sem esse registro.

A Conexão entre Desnutrição e Prognóstico de Infarto

spx-clinica-spx-imagem-relacao-entre-desnutricao-e-prognostico-de-infarto

Esse estudo se fundamentou nos registros de alta hospitalar, analisando informações de mais de 2 milhões de pacientes provenientes de 30 estados nos Estados Unidos. Os indivíduos selecionados eram maiores de 17 anos, com diagnóstico principal de IAM, que receberam alta entre janeiro e novembro dos anos de 2016 a 2019.

Os resultados revelaram que 4% (equivalente a 91 mil pacientes) foram diagnosticados com desnutrição e foram incluídos na análise. Comparando-os ao grupo sem essa condição, observou-se que os pacientes com desnutrição eram em média mais velhos, com uma maior proporção do sexo feminino (49% x 37%) e uma maior prevalência de neoplasias, insuficiência cardíaca e doenças hepáticas e renais crônicas.

Pacientes com desnutrição apresentaram taxas de mortalidade mais elevadas (13% x 5%) e uma maior taxa de readmissão em 30 dias. Além disso, o tempo de internação foi significativamente maior tanto na primeira internação (13 dias x 7 dias) quanto nas readmissões (7 dias x 5 dias)

Mesmo após ajustes para as comorbidades, o risco de mortalidade intra-hospitalar foi maior tanto para pacientes com desnutrição leve quanto para aqueles com desnutrição avançada.


Referência: Portal PEBMED.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Artigos Relacionados

1