spx-clinica-spx-imagem-dia-do-cardiologista

As doenças cardiovasculares são consideradas umas das principais causa de mortes em todo o mundo. São mais de 17,5 milhões de pessoas que morrem todos os anos por esse tipo de enfermidade. Hoje, dia 14 de agosto, comemoramos o Dia do Cardiologista, que deve servir para nos atentarmos para o bem estar do nosso coração.

O Cardiologista deve ser consultado em duas ocasiões: para orientações preventivas ou tratamento de doenças já diagnosticadas. No caso das orientações preventivas, a partir do 18 anos, todos devem fazer uma avaliação para entender quais são seus riscos cardíacos e quais os tipos de tratamentos preventivos. Já para o tratamento para doenças pode variar de acordo com seus sintomas e cada caso é específico. 

clinico geral

Os sintomas podem aparecer em várias ocasiões e até podem ser confundidos com outras enfermidades, por isso, fique atento se sentir:

  • Desconforto no peito
  • Tontura
  • Tosse persistente 
  • Fadiga
  • Pulso rápido e irregular
  • Suor frio repentino
  • Dor nos braços, costas, cotovelos…

Nesses casos é imprescindível procurar ajuda profissional, principalmente aqueles que possuem antecedentes familiares relacionados a esse problema.

Apesar de ser necessário o acompanhamento médico nessas questões existem algumas medidas que podemos tomar diariamente para precaver essas temidas doenças, como:

  1. Cuidados com a alimentação: diminuir o consumo de comidas gordurosas e com muito sal;
  2.  Praticar atividades físicas: o controle do peso, o combate de stress, diminuição do controle das artérias e combate a obesidade são alguns dos benefícios em praticá-las; 
  3. Atenção aos vícios: o álcool e o tabagismo devem ser evitados, pois estão diretamente relacionadas com doenças cardíacas; 
  4. Saúde Bucal: bactérias causadas pela má higiene da boca podem entrar na corrente sanguínea.

Deixe um comentário

1