O transplante de medula óssea é um tratamento que pode salvar a vida de pessoas que possuem doenças relacionadas às células do sangue, como leucemias e linfomas. Ele consiste na substituição de uma medula óssea doente por células normais de medulas para que ela se torne saudável. 

É muito importante a conscientização e difusão desse tipo de informação, porque não é fácil encontrar doadores compatíveis. Estima-se que essa chance seja de 1 em 100 quando falamos de doadores  da mesma família e de 1 em 100 mil em doadores desconhecidos. 

A medula óssea é encontrada no interior dos ossos e ela produz componentes do sangue como hemácias, leucócitos e plaquetas. Para que possa acontecer a doação é necessário que o interessado vá até um hemocentro fazer seu cadastro. Ele deve ter de 18 a 55 anos e atestar que sua saúde está em bom estado, sem doenças infecciosas, diabetes, doenças ligadas ao sangue e etc. 

Se ele for detectado como doador compatível, a pessoa passa por mais uma bateria de exames médicos e laboratoriais e é encaminhado para a cirurgia para a retirada da medula. Após a doação a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias e ele pode voltar às suas atividades habituais depois da primeira semana de doação.

Deixe um comentário

1