Santana de Paraíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Serviços >> 11 99573-8049

Santana de Paraíba
11 | 97547-2578

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 99234-6918

O dia mundial do rim, idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar do órgão e diminuir os casos de doenças renais crônicas.
Os rins eliminam o excesso de líquido no corpo e substâncias tóxicas (uréia, amônia e ácido úrico), realizam a manutenção do equilíbrio de eletrólitos no corpo (como sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, etc.), regulam o equilíbrio do ácido-básico, mantendo o pH sanguíneo constante, expelem substâncias exógenas, como medicações, entre outras funções.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, estimam-se que 850 milhões de pessoas no mundo possuem doenças renais, decorrentes de várias causas, entre elas, duas doenças de alta incidência na população brasileira: diabetes e hipertensão arterial.
Sintomas
Em muitos casos a doença não manifesta sintomas, até que haja comprometimento grave dos rins.
Neste estágio, os sintomas são: aumento do volume e alteração na cor da urina, incômodo ao urinar, inchaço nos olhos, tornozelos e pés, dor lombar, anemia, fraqueza, enjôos e vômitos, alteração na pressão arterial.
Prevenção
Para manter a saúde dos rins é necessário prevenir o desenvolvimento da pressão arterial, controlar o diabetes, manter uma alimentação equilibrada com baixa ingestão do sal e açúcar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, e praticar atividades físicas.
Caso você tenha um ou mais sintomas citados acima, agende uma consulta com médico para sanar suas dúvidas e realize exames preventivos.

 

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enable Notifications    OK No thanks