spx-clinica-spx-imagem-dia-nacional-da-diabetes

O hormônio responsável por regular a glicose no sangue é a insulina, quando ela é produzida de forma insuficiente ou o organismo não a absorve da maneira correta, causa o diabetes. As altas doses de glicose podem afetar várias partes do nosso corpo, como o coração, artérias, rins, olhos e outros. 

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de diabetes, os mais comuns são:

  • Diabetes tipo 1: Doença crônica não transmissível e hereditária.Seus principais sintomas são fome e sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, náuseas. 
  • Diabetes tipo 2: Relacionada a sobrepeso, hábitos alimentares ruins, sedentarismo, os principais sintomas são formigamento nas mãos e pés, visão embaçada, feridas que demoram a cicatrizar, fome e sede constante e etc..

Independente do tipo de diabetes é necessário o acompanhamento frequente de exames, tanto para obter o diagnóstico da doença, como para monitorá-la. Os exames são indicados para quem apresenta os sintomas, mulheres grávidas ou quem está perdendo muito peso sem motivo. 

Os principais exames são exame de glicose, teste de tolerância à glicose (TOTG), teste da hemoglobina glicada, entre outras. Se você está com algum sintoma, procure seu médico, pois só ele poderá te indicar o melhor para seu caso específico. 

A diabetes é uma doença que acomete mais de 13 milhões de brasileiros, por isso, mantenha uma alimentação balanceada, pratique atividades físicos, mantenha hábitos saudáveis e faça exames periódicos. Cuide-se, diabetes pode matar.

Deixe um comentário

1