spx-clinica-spx-imagem-dia-nacional-de-combate-ao-fumo

Dia Nacional do Combate ao Fumo: Dicas para Parar de Fumar

Saiba mais sobre o combate ao fumo e veja dicas infalíveis para você que deseja se livrar do tabagismo


O consumo de tabaco é um problema mundial e causa muitos danos ao organismo do fumante. Ele pode causar cerca de 50 tipos de doença, entre elas cardiovasculares, câncer e doenças respiratórias. Também está diretamente ligado a infertilidade, impotência sexual e envelhecimento precoce. Assim, ressalta-se a importância do Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Essa data especial, comemorada anualmente no Brasil desde 2006, tem o principal objetivo de conscientizar e informar o público sobre os riscos à saúde do tabagismo. Parar de fumar é um dos hábitos mais difíceis de mudar, mas também tem grandes benefícios para a saúde e bem-estar geral.

Combate ao Fumo: 4 Dicas

spx-clinica-spx-imagem-dicas-combate-ao-fumo

Sabendo da dependência que o cigarro causa, a SPX separou algumas dicas para você que quer parar de fumar. Veja abaixo:

  1. Aceite ajuda: Reconhecer que precisa de ajuda para deixar de fumar é o primeiro passo crucial. Não hesite em buscar apoio, compartilhar sua decisão de parar com pessoas de confiança pode fornecer o suporte emocional necessário para enfrentar os desafios do processo.

     

  2. Evite estar em ambientes com muitos fumantes: Evitar locais onde o tabagismo é comum pode reduzir a tentação de fumar. Ficar longe de ambientes onde muitos fumantes se reúnem diminui a exposição ao cigarro e as chances de recaída.

     

  3. Procure um médico: Consultar um médico é fundamental. Ele pode oferecer orientações personalizadas, prescrever medicamentos para ajudar no controle do desejo de fumar e monitorar sua saúde durante o processo de parar de fumar. Além disso, um médico pode ajudar a identificar estratégias adequadas ao seu caso específico.

     

  4. Faça atividades físicas: O exercício não apenas ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, frequentemente associados ao desejo de fumar, mas também melhora sua saúde geral e bem-estar. Considere incluir uma rotina de exercícios em sua vida cotidiana para ajudar a manter o foco em seus objetivos de parar de fumar.

Efeitos Nocivos do Fumo

Ao parar de fumar o organismo se restabelece e os riscos vão diminuindo gradativamente. Após um ano sem fumar, o risco de doenças cardíacas cai pela metade, e, após cinco, a chance de ter câncer de pulmão é reduzida em 50%. Portanto, não descuide de sua saúde, ainda dá tempo de reverter essa situação!

Abaixo, destacamos alguns dos efeitos nocivos mais graves associados ao tabagismo:

  1. Câncer: O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão, mas também está relacionado a outros tipos de câncer, como o de boca, garganta, esôfago e até mesmo leucemia. Substâncias químicas tóxicas presentes no cigarro danificam o DNA das células, levando ao crescimento descontrolado de células cancerosas.

  2. Doenças Cardiovasculares: Fumar é um fator de risco importante para doenças cardíacas. A nicotina causa estreitamento dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial e aumentando o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

  3. Doenças Respiratórias: O tabagismo danifica os pulmões e é a principal causa de doenças respiratórias crônicas. Além disso, é uma causa importante de pneumonia e infecções respiratórias.

  4. Envelhecimento Prematuro: O cigarro acelera o envelhecimento da pele, causando rugas precoces e tornando-a mais suscetível a danos causados pelo sol. 

  5. Complicações na Gravidez: O tabagismo durante a gravidez aumenta o risco de complicações, como parto prematuro, baixo peso ao nascer e abortos espontâneos. Além disso, pode afetar o desenvolvimento do feto e causar problemas de saúde a longo prazo na criança.

  6. Vícios e Dependência: Fumantes frequentemente desenvolvem uma forte dependência física e psicológica do cigarro, tornando a cessação do tabagismo um desafio significativo.

Siga a SPX nas Redes Sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Deixe um comentário

1