Dicas para melhorar sua saúde mental
1.Cuidar do corpo ajuda a cuidar da mente
Nosso corpo é com uma engrenagem, tudo precisa está em ordem para ele funcionar bem, cuidando do seu corpo você também cuida da sua mente, para isso é preciso manter hábitos saudáveis, como:
- Ter boas noites de sono
Uma noite mal dormida ou muito curta pode ser muito prejudicial à saúde, causando indisposição, estresse, prejudicando o raciocínio e afetando a imunidade. Nosso corpo precisa no mínimo entre 7 a 8 horas de sono por dia, para que realmente consiga descansar, não só o corpo, mas a mente também.
- Manter uma alimentação saudável
Ter uma alimentação balanceada e correta ajuda a ter mais energia e disposição ao longo do dia. A má alimentação e longos períodos sem comer, resulta em fraqueza, fadiga e mau humor.
- Fazer atividades físicas
Exercícios físicos são essenciais para saúde, além de ajudar com o excesso de peso, aumentar a disposição e fortalecer o corpo, também ajuda a mente, alguns estudos mostram que praticar exercícios ajuda na ansiedade e em casos de depressões leves.
- Evitar o uso de drogas e consumo de álcool
O consumo exagerado de álcool e drogas afeta nosso sistema nervoso central, agravando ou ajudando a desenvolver problemas psicológicos.
2.Se afastar de fontes de estresse
Na vida não é impossível evitar 100% o estresse, temos que aprender a lidar com ele, porém, é importante saber se distanciar de fontes de estresse presentes na sua rotina, evitar consumir apenas más notícias, assuntos que despertam gatilhos e relações próximas com pessoas que não te fazem bem.
3.Tenha um tempo só para você
Todos precisamos ter o nosso momento, seja um banho longo ou assistindo um filme, é sempre bom ter hobbies e fazer atividade prazerosas e relaxantes, como ler um livro, brincar com o animal de estimação, ouvir música, cultivar plantas, entre outras coisas que te cause boas sensações.
4.Se precisar, não tenha medo de pedir ajuda
Às vezes, pensamos que é só uma fase ou temos medo de incomodar as pessoas com os nossos problemas, mas é preciso ter forças e reconhecer que precisamos de ajuda, e contar com as pessoas que amamos para dar esse suporte e com auxílio de um profissional voltar a viver melhor.