Santana de Parnaíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Santana de Parnaíba
11 | 97547-2518

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 9234-6918

Duvidas-frequentes-sobre-o-exame-de-Raio-X

Dúvidas frequentes sobre o exame de Raio-X

Os exames de Raio-X ou radiografia investigam fraturas, problemas pulmonares e outras condições. É um exame não-invasivo que auxilia na análise de fraturas e doenças que usa a radiação para atravessar órgãos e tecidos criando imagens na região onde o médico está interessado.

Para que servem os raios-x?

Pelo fato de o corpo humano ter diferentes densidades, os raios-x pode gerar imagens distintas. Os raios não conseguem atravessar os ossos, por isso, as imagens geradas são brancas. Já nas estruturas moles e cheias de ar, os pulmões podem ser atravessados e aparecem pretos.

A ferramenta é usada para identificar lesões nos ossos e também para analisar doenças no aparelho gastroesofágico e nos pulmões.

No pulmão são identificados doenças como pneumonia ou derrame pleural, essas doenças são indicadas por manchas esbranquiçadas. Por isso, radiologistas treinados analisam características da imagem e fazem diagnósticos, solicitam exames complementares para dar prosseguimento à investigação clínica.

No exame é possível também investigar suspeitas de câncer. A mamografia é considerada uma radiografia pois o exame usa os raios-x uma forma específica para analisar distúrbios na mama.

Como é o exame?

A Radiografia pode ser feita em diversas partes do corpo, por exemplo, no tornozelo, punhos, face, tórax, abdômen e coluna. Variando da parte do corpo em que o exame será feito, ele é feito em pé ou deitado na maca, assim, a região de interesse é examinada com mais foco. É necessário estar imóvel para que a imagem não saia borrada.

A quantidade de radiação é pequena, porém, dependendo do local examinado, o paciente é orientado a vestir um colete protetor de chumbo. Para proteger áreas que não devem ser irradiadas.

Quem deve fazer exame de raios-X?

É preciso reforçar que a radiografia não deve considerada um exame de rotina. Por isso, somente o médico ou dentista pode indicar o procedimento, atentando-se a necessidade do paciente. Quando há alguma fratura, para investigar doenças gástricas e pulmonares, são essas as condições para um exame de raio-x.

Grávidas podem fazer o exame?

Na maioria das vezes, a radiografia não expõe o feto a níveis elevados de radiação, assim, há poucas chances que ocorra alguma consequência negativa. A quantidade de radiação que a mãe expõe um bebê em uma radiologia do dentista é de apenas 0,005 msV.

Entretanto, os especialistas recomendam o adiamento da radiografia em gestantes, deixando para o pós parto. Sendo inadiável, a gestante pode ficar tranquila, pois os limites são seguros. Só é necessário dizer para o profissional, no dia do exame, que a paciente está grávida.

Por que brincos, correntes, prendedores de cabelo e próteses são retirados?

É necessário tirar esses adornos pois eles podem aparecer nas radiografias, dificultando a visualização das estruturas anatômicas e do diagnóstico.

Tem na SPX?

Sim! NA SPX somos especialistas no diagnóstico por imagem e exames de radiologia. Temos equipamentos de ponta e profissionais qualificados para atender nossos pacientes!

Está interessado? Marque seu exame de raio-x pelo link: https://bit.ly/SPXClinica

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Enable Notifications    OK No thanks