- 11 de novembro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- Notícias, SPX Clínica Santana de Parnaíba, SPX Consultas, SPX Exames, SPX, Explica
É Seguro Jantar Tarde da Noite? Entenda os Riscos para a Saúde
Hábito comum de muitas pessoas, descubra se é seguro jantar tarde da noite e como essa prática influencia seu bem-estar
Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando o jantar para um horário próximo ao de dormir, após lidar com trabalho, estudos e tarefas domésticas. Por analogia, uma pesquisa recente revelou que quase 60% dos adultos nos Estados Unidos consideram normal fazer a última refeição após as 21h.
Ainda assim, mesmo com 15 anos de estudo e mais de 34 mil norte-americanos, os resultados mostraram que, apesar dos alertas sobre os riscos desse hábito, poucas pessoas mudaram o comportamento de jantar tarde. Então, será que esse costume pode realmente prejudicar a saúde?
Descubra se é Seguro Jantar Tarde da Noite
De antemão, jantar tarde da noite pode, sim, ter efeitos negativos na saúde. Segundo Leonardo Parr, diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), essa prática altera diversos processos metabólicos no corpo.
Dessa forma, quando nos alimentamos perto da hora de dormir, o metabolismo fica menos eficiente, uma vez que o organismo deveria estar se preparando para o repouso e não para a digestão.
“Devido à interação complexa entre o relógio biológico, o metabolismo glicêmico e a regulação do apetite, o hábito de jantar tardiamente pode causar uma ruptura nos ritmos circadianos do corpo, afetando a secreção de hormônios endócrinos, como insulina, grelina, leptina e melatonina.”
– Leonardo Parr
O Que São os Ritmos Circardianos do Corpo?
Em suma, os ritmos circadianos são como um “relógio biológico” que regula diversas funções do corpo ao longo de 24 horas, incluindo o sono, a temperatura corporal e os processos digestivos. Logo, eles respondem principalmente à luz e à escuridão, ajustando o funcionamento do organismo de acordo com o horário do dia.
Quando seguimos um padrão alimentar alinhado a esses ritmos, então, o corpo processa melhor os nutrientes, o que beneficia o metabolismo e a saúde em geral. No entanto, quando comemos tarde da noite, interferimos nesses ciclos naturais, forçando o corpo a digerir alimentos em um momento que ele deveria estar descansando e reparando tecidos.
Em outras palavras, o organismo deveria estar focado em liberar hormônios do sono e promover a recuperação celular. Agora, ele precisa direcionar energia para a digestão, o que altera a qualidade do sono e interfere no controle de glicose.
Risco de Doenças: Jantar Tarde Pode Sair Caro
Ao mesmo tempo, diversos estudos apontam que comer próximo à hora de dormir está associado a um risco maior de desenvolver certas doenças. Vamos entender melhor como isso pode afetar o organismo:
Obesidade: Como explicado, durante a noite, o corpo entra em um estado de descanso, diminuindo a capacidade de queimar calorias. Assim, o jantar próximo ao sono aumenta o risco de ganho de peso e obesidade, devido ao acúmulo de gordura corporal.
Doenças Cardiovasculares: Esse hábito pode igualmente provocar aumento da pressão arterial e elevação dos níveis de colesterol, além de favorecer o acúmulo de gordura nas artérias. Como resultado, há o surgimento de problemas cardíacos, bem como hipertensão e doenças coronarianas.
Diabetes Tipo 2: Alimentos ricos em carboidratos e açúcares pode levar a picos de glicose e insulina no sangue. Eventualmente, esse comportamento prejudica a sensibilidade à insulina e aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, uma das condições crônicas mais prevalentes e perigosas.
Impacto na Qualidade do Sono
Jantar tarde não afeta apenas a saúde metabólica, mas compromete a qualidade do sono. Fazer a última refeição muito próxima da hora de dormir pode atrapalhar a produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono. Isso resulta na dificuldade para adormecer e noites de sono de baixa qualidade.
“Além disso, quando alguém se deita depois de uma refeição tardia, a gravidade pode facilitar o refluxo ácido para o esôfago, especialmente se houver um atraso no esvaziamento gástrico”, aponta Leonardo.
“Isso não apenas causa desconforto, mas também pode interromper o sono, levando a despertares frequentes, dificuldade para adormecer novamente e reduzir a qualidade geral do sono”, complementa.e
Como Evitar o Jantar Tardio e Proteger Sua Saúde?
Acima de tudo, manter horários fixos para jantar e dormir pode ser difícil com a correria do dia a dia, mas vale a pena fazer esse esforço. Essa mudança simples contribui bastante para o cuidado com a saúde. Veja outras dicas:
- Estabeleça um horário fixo para o jantar: Tente fazer a última refeição ao menos 2 a 3 horas antes de dormir para dar tempo ao corpo de fazer a digestão.
- Priorize alimentos leves e nutritivos: Opte por pratos com proteínas magras, vegetais e gorduras saudáveis, evitando frituras e comidas pesadas.
- Inclua carboidratos complexos na refeição: Alimentos como arroz integral e batata-doce podem ajudar a manter a sensação de saciedade e a controlar o apetite noturno.
- Evite bebidas com cafeína e açúcar: Café, refrigerantes e bebidas energéticas podem atrapalhar o sono. Prefira água, chás calmantes ou sucos naturais.
Não se Esqueça do Acompanhamento Médico
Manter uma rotina alimentar saudável e regular não só ajuda na prevenção de doenças, bem como permite que o corpo funcione de forma mais eficiente. Mas, nem sempre é fácil saber como ajustar hábitos e identificar problemas de saúde relacionados à alimentação.
É aqui que entra a importância de um acompanhamento médico regular. Especialistas como clínicos gerais, cardiologistas e endocrinologistas são cruciais ao avaliar a saúde geral do paciente, identificar fatores de risco e orientar em mudanças necessárias para melhorar o bem-estar.
O clínico geral faz o papel de porta de entrada, avaliando sintomas e direcionando o paciente para os especialistas, quando necessário. Cardiologistas ajudam a identificar e prevenir doenças cardiovasculares, que podem ser exacerbadas por uma dieta desregulada, enquanto endocrinologistas analisam como o corpo responde à alimentação e ao metabolismo.
Agende Sua Consulta e Seus Exames na SPX Clínica!
Embora possa parecer inofensivo, não é seguro jantar tarde da noite, já que afeta o metabolismo, o sono e aumenta a chance de desenvolver doenças como obesidade e diabetes. Portanto, manter hábitos alimentares regulares e saudáveis, aliado ao acompanhamento médico, é fundamental para preservar o bem-estar.
Dessa forma, a SPX Clínica Santana de Parnaíba (Consultas, Exames e Vacinas), e a SPX Taubaté, SPX Joinville e o Hospital da Polícia Militar (HPM), em Belo Horizonte (somente exames de imagens), podem te ajudar com cuidados abrangentes e necessários para sua saúde e bem-estar!
Faça Seu Agendamento Clicando Aqui!
Últimas Notícias:
Entenda os Riscos de Ficar Sentado por Muito Tempo
Você já parou para pensar sobre os riscos de ficar sentado por muito tempo? Saiba que até seu coração pode estar em perigo!
Alerta: Casos de AVC em Jovens no Brasil Crescem 18%
Relatório de revista científica aponta um aumento preocupante de casos de AVC em jovens no Brasil; número chega a quase 15% no mundo todo
Como a Glicemia Descontrolada Afeta o Cérebro das Mulheres?
Estudo relata de que forma a glicemia descontrolada afeta o cérebro das mulheres e compromete as funções cerebrais
Estudo Inédito: 1 em Cada 30 Crianças Brasileiras Tem Autismo
Crianças brasileiras tem autismo com alguma frequência, segundo pesquisa realizada no Rio Grande do Sul (RS)
Como a Locação de Equipamentos pode Otimizar Seus Serviços?
Entenda quais os benefícios e de que forma a locação de equipamentos pode otimizar seus serviços e a clínica como um todo!
Quais as Causas da Osteomielite? Veja Tudo Sobre essa Condição
Você já ouviu falar sobre essa condição? Entenda quais as causas da osteomielite e saiba como se prevenir desse problema