spx-clinica-spx-imagem-e-seguro-jantar-tarde-da-noite

É Seguro Jantar Tarde da Noite? Entenda os Riscos para a Saúde

Hábito comum de muitas pessoas, descubra se é seguro jantar tarde da noite e como essa prática influencia seu bem-estar

 

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando o jantar para um horário próximo ao de dormir, após lidar com trabalho, estudos e tarefas domésticas. Por analogia, uma pesquisa recente revelou que quase 60% dos adultos nos Estados Unidos consideram normal fazer a última refeição após as 21h.

Ainda assim, mesmo com 15 anos de estudo e mais de 34 mil norte-americanos, os resultados mostraram que, apesar dos alertas sobre os riscos desse hábito, poucas pessoas mudaram o comportamento de jantar tarde. Então, será que esse costume pode realmente prejudicar a saúde?

Descubra se é Seguro Jantar Tarde da Noite

spx-clinica-spx-imagem-resposta-e-seguro-jantar-tarde-da-noite

De antemão, jantar tarde da noite pode, sim, ter efeitos negativos na saúde. Segundo Leonardo Parr, diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), essa prática altera diversos processos metabólicos no corpo.

Dessa forma, quando nos alimentamos perto da hora de dormir, o metabolismo fica menos eficiente, uma vez que o organismo deveria estar se preparando para o repouso e não para a digestão.

“Devido à interação complexa entre o relógio biológico, o metabolismo glicêmico e a regulação do apetite, o hábito de jantar tardiamente pode causar uma ruptura nos ritmos circadianos do corpo, afetando a secreção de hormônios endócrinos, como insulina, grelina, leptina e melatonina.”

O Que São os Ritmos Circardianos do Corpo?

Em suma, os ritmos circadianos são como um “relógio biológico” que regula diversas funções do corpo ao longo de 24 horas, incluindo o sono, a temperatura corporal e os processos digestivos. Logo, eles respondem principalmente à luz e à escuridão, ajustando o funcionamento do organismo de acordo com o horário do dia.

Quando seguimos um padrão alimentar alinhado a esses ritmos, então, o corpo processa melhor os nutrientes, o que beneficia o metabolismo e a saúde em geral. No entanto, quando comemos tarde da noite, interferimos nesses ciclos naturais, forçando o corpo a digerir alimentos em um momento que ele deveria estar descansando e reparando tecidos.

Em outras palavras, o organismo deveria estar focado em liberar hormônios do sono e promover a recuperação celular. Agora, ele precisa direcionar energia para a digestão, o que altera a qualidade do sono e interfere no controle de glicose.

Risco de Doenças: Jantar Tarde Pode Sair Caro

spx-clinica-spx-imagem-doenças-seguro-jantar-tarde-da-noite

Ao mesmo tempo, diversos estudos apontam que comer próximo à hora de dormir está associado a um risco maior de desenvolver certas doenças. Vamos entender melhor como isso pode afetar o organismo:

  1. Obesidade: Como explicado, durante a noite, o corpo entra em um estado de descanso, diminuindo a capacidade de queimar calorias. Assim, o jantar próximo ao sono aumenta o risco de ganho de peso e obesidade, devido ao acúmulo de gordura corporal.

  2. Doenças Cardiovasculares: Esse hábito pode igualmente provocar aumento da pressão arterial e elevação dos níveis de colesterol, além de favorecer o acúmulo de gordura nas artérias. Como resultado, há o surgimento de problemas cardíacos, bem como hipertensão e doenças coronarianas.

  3. Diabetes Tipo 2: Alimentos ricos em carboidratos e açúcares pode levar a picos de glicose e insulina no sangue. Eventualmente, esse comportamento prejudica a sensibilidade à insulina e aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, uma das condições crônicas mais prevalentes e perigosas.

Impacto na Qualidade do Sono

Jantar tarde não afeta apenas a saúde metabólica, mas compromete a qualidade do sono. Fazer a última refeição muito próxima da hora de dormir pode atrapalhar a produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono. Isso resulta na dificuldade para adormecer e noites de sono de baixa qualidade.

Além disso, quando alguém se deita depois de uma refeição tardia, a gravidade pode facilitar o refluxo ácido para o esôfago, especialmente se houver um atraso no esvaziamento gástrico”, aponta Leonardo.

Isso não apenas causa desconforto, mas também pode interromper o sono, levando a despertares frequentes, dificuldade para adormecer novamente e reduzir a qualidade geral do sono”, complementa.e

Como Evitar o Jantar Tardio e Proteger Sua Saúde?

spx-clinica-spx-imagem-praticas-saudaveis-jantar

Acima de tudo, manter horários fixos para jantar e dormir pode ser difícil com a correria do dia a dia, mas vale a pena fazer esse esforço. Essa mudança simples contribui bastante para o cuidado com a saúde. Veja outras dicas:

  • Estabeleça um horário fixo para o jantar: Tente fazer a última refeição ao menos 2 a 3 horas antes de dormir para dar tempo ao corpo de fazer a digestão.

  • Priorize alimentos leves e nutritivos: Opte por pratos com proteínas magras, vegetais e gorduras saudáveis, evitando frituras e comidas pesadas.

  • Inclua carboidratos complexos na refeição: Alimentos como arroz integral e batata-doce podem ajudar a manter a sensação de saciedade e a controlar o apetite noturno.

  • Evite bebidas com cafeína e açúcar: Café, refrigerantes e bebidas energéticas podem atrapalhar o sono. Prefira água, chás calmantes ou sucos naturais.

Não se Esqueça do Acompanhamento Médico

Manter uma rotina alimentar saudável e regular não só ajuda na prevenção de doenças, bem como permite que o corpo funcione de forma mais eficiente. Mas, nem sempre é fácil saber como ajustar hábitos e identificar problemas de saúde relacionados à alimentação.

É aqui que entra a importância de um acompanhamento médico regular. Especialistas como clínicos gerais, cardiologistas e endocrinologistas são cruciais ao avaliar a saúde geral do paciente, identificar fatores de risco e orientar em mudanças necessárias para melhorar o bem-estar.

O clínico geral faz o papel de porta de entrada, avaliando sintomas e direcionando o paciente para os especialistas, quando necessário. Cardiologistas ajudam a identificar e prevenir doenças cardiovasculares, que podem ser exacerbadas por uma dieta desregulada, enquanto endocrinologistas analisam como o corpo responde à alimentação e ao metabolismo.

Agende Sua Consulta e Seus Exames na SPX Clínica!

Embora possa parecer inofensivo, não é seguro jantar tarde da noite, já que afeta o metabolismo, o sono e aumenta a chance de desenvolver doenças como obesidade e diabetes. Portanto, manter hábitos alimentares regulares e saudáveis, aliado ao acompanhamento médico, é fundamental para preservar o bem-estar.

Dessa forma, a SPX Clínica Santana de Parnaíba (Consultas, Exames e Vacinas), e a SPX TaubatéSPX Joinville e o Hospital da Polícia Militar (HPM), em Belo Horizonte (somente exames de imagens), podem te ajudar com cuidados abrangentes e necessários para sua saúde e bem-estar!

Faça Seu Agendamento Clicando Aqui!

Últimas Notícias:

Deixe um comentário

1