spx-clinica-spx-imagem-diagnostico-por-imagem-intestino-saudavel-perda-de-peso (3)

Entenda como o intestino saudável facilita a perda de peso

Quando estamos com o intestino saudável, regulamos nosso corpo e auxiliamos a perda de peso 

Todos sabemos que uma alimentação saudável é fundamental para o emagrecimento. Entretanto, mesmo que não seja novidade, muitas vezes não sabemos como nos alimentar de forma saudável e também como nosso intestino é afetado por isso. 

oftalmo

Quer entender melhor como um intestino saudável auxilia na busca pela perda de peso? Leia o artigo de hoje e entenda em detalhes sobre o tema. 

Intestino e perda de peso 

Você já ouviu um ditado que “todas as doenças começam no intestino”? Com uma alimentação saudável, os nutrientes são absorvidos, ajudando na melhora do metabolismo e prevenção de diversas doenças.

Ainda mais importante, ao nutrir as bactérias benéficas, você pode impulsionar seu metabolismo e aumentar a queima de calorias. Contudo, quando o intestino está em desequilíbrio e a alimentação é inadequada, o processo digestivo pode se tornar um verdadeiro caos.

Quando a microbiota intestinal está equilibrada e saudável, ela desempenha um papel fundamental na regulação do metabolismo, no controle do apetite e na absorção adequada de nutrientes. Além disso, uma microbiota saudável melhora a sensibilidade à insulina, resultando em uma redução da inflamação corporal e uma maior eficiência na queima de gordura.

A doenças geradas por uma alimentação ruim

spx-clinica-spx-imagem-diagnostico-por-imagem-intestino-saudavel-perda-de-peso (2) 

Disbiose 

A disbiose ocorre quando há um desequilíbrio entre as bactérias benéficas e patogênicas no intestino. Geralmente, as bactérias patogênicas prevalecem quando temos uma alimentação inadequada. Em alguns casos, a falta de enzimas digestivas pode ser a causa do problema.

Além disso, o uso prolongado e inadequado de medicamentos também pode levar à disbiose. Isso ocorre quando utiliza-se medicamento por longos períodos ou sem a devida indicação. Um intestino desequilibrado apresenta barreiras fragilizadas, o que torna o órgão permeável.

Essa permeabilidade permite que toxinas sejam liberadas na corrente sanguínea. Essas toxinas provenientes do intestino podem causar inflamação em outras áreas do corpo, comprometendo o processo de emagrecimento.

Constipação 

A constipação é um problema comum que pode afetar o processo de emagrecimento. Embora a infrequência na evacuação seja mais comum, outros sinais incluem diminuição no volume ou peso das fezes, a necessidade de esforço durante a evacuação e a sensação de evacuação incompleta. Cada indivíduo pode apresentar diferentes formas de manifestação desse problema.

Idealmente, as fezes devem ter uma consistência pastosa, mas ainda serem capazes de manter sua forma. Assim, a consistência e a forma das fezes não causam desconforto nem dificuldades durante a evacuação.

Doenças inflamatórias intestinais 

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças inflamatórias intestinais não possuem cura, porém existem tratamentos eficazes para essas enfermidades. As causas dessas doenças são diversas e frequentemente estão relacionadas a fatores hereditários e imunológicos. Além disso, os hábitos de vida de cada indivíduo podem agravar a condição.

A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória crônica que pode afetar qualquer parte do sistema digestivo, desde a boca até o ânus. Embora a causa exata seja desconhecida, fatores como histórico pessoal de doenças intestinais, tabagismo e predisposição genética podem aumentar o risco.

A Colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal crônica que afeta as camadas superficiais do intestino grosso e do reto. Ao contrário da doença de Crohn, a colite ulcerativa geralmente afeta apenas a mucosa da parede intestinal. É mais comum em pessoas com idade entre 15 e 30 anos.

O Maio Roxo, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), tem como objetivo abordar diretamente questões relacionadas ao sistema digestivo. Essa campanha visa promover iniciativas e fornecer informações à população sobre o tema.

Fortalecendo a saúde do intestino

Nosso intestino, então, altera o comportamento de nossos hormônios, atrapalhando o emagrecimento por um aumento de insulina e da grelina, hormônio que controla nosso apetite. 

Além disso, ter o estômago desequilibrado tem uma influência direta na absorção de nutrientes, reduzindo o estoque de nutrientes benéficos. 

Mas existem diversos hábitos alimentares que podem ser adotados para melhorar o funcionamento intestinal e a disponibilidade de bactérias saudáveis no organismo: 

  • Consuma mais fibras;
  • Beba água em quantidade adequada;
  • Pratique atividade física regularmente;
  • Não segure a vontade de ir ao banheiro;
  • Trate a disbiose intestinal, se necessário;
  • Esteja atento(a) ao formato das fezes;
  • Verifique a possibilidade de deficiência de magnésio;
  • Tenha cuidado com dietas muito restritivas em relação à ingestão de gorduras.

O papel do Nutricionista na saúde do intestino

spx-clinica-spx-imagem-diagnostico-por-imagem-intestino-saudavel-perda-de-peso (1)

O nutricionista fornece orientações sobre a importância da ingestão adequada de nutrientes e desenvolve um plano alimentar personalizado, adaptado às necessidades individuais de cada pessoa. Essa abordagem auxilia na tomada de escolhas saudáveis e melhora diversos aspectos da vida.

As responsabilidades do nutricionista incluem a coleta de informações sobre a saúde e os hábitos alimentares do paciente, o cálculo da quantidade de nutrientes necessários para atender às demandas energéticas e a elaboração de um plano alimentar. Além disso, eles orientam sobre a combinação correta de alimentos, os horários das refeições, o que deve ser priorizado e o que deve ser evitado.

No entanto, uma alimentação inadequada, rica em gorduras e açúcares, contribui para um aumento no crescimento de bactérias patogênicas no intestino, resultando em um quadro de disbiose intestinal. Esse desequilíbrio provoca uma série de sintomas, incluindo deficiências de vitaminas e minerais, estresse, aumento do desejo por doces, flatulência, micoses, processos alérgicos, entre outros.

Nesse contexto, o nutricionista desempenha um papel crucial no funcionamento intestinal. Através de uma alimentação adequada ou da suplementação de probióticos, que são bactérias benéficas que habitam o intestino, é possível reverter o quadro de disbiose intestinal, proporcionando maior conforto ao paciente.

Agende seu Nutricionista na SPX Clínica Santana de Parnaíba

Não há dúvidas sobre a importância de uma alimentação saudável em nossa vida. Busque uma qualidade de vida superior, com maior longevidade e bem-estar. Clique aqui para agendar sua consulta com o nutricionista na SPX Clínica Santana de Parnaíba e dê um passo em direção a uma vida mais saudável.

Artigos Relacionados

1