- 24 de setembro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
EUA Realizam Primeira Implantação de Coração de Titânio; Veja!
Confira tudo sobre o processo de implantação de coração de titânio, realizado pela primeira vez em um paciente nos Estados Unidos
Pela primeira vez na história, um coração artificial feito de titânio foi implantado com sucesso em um paciente humano que sofre de insuficiência cardíaca terminal. De antemão, o feito é resultado da colaboração entre o Texas Heart Institute e a empresa BiVACOR, especializada em dispositivos médicos.
A princípio, essa cirurgia pioneira faz parte do Estudo de Viabilidade Inicial (EFS) aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora dos Estados Unidos. O procedimento foi realizado no dia 9 de julho de 2024, no Baylor St. Luke’s Medical Center, situado no Texas.
Primeira Implantação de Coração de Titânio: O Que Esperar?

O dispositivo, denominado Coração Artificial Total (TAH, na sigla em inglês), em síntese, é uma bomba de sangue rotativa biventricular feita de titânio. Sobretudo, ele possui uma única parte móvel que utiliza um rotor magnético para bombear o sangue, substituindo assim os dois ventrículos de um coração comprometido pela insuficiência.
Assim, o objetivo do estudo EFS é avaliar a segurança e a eficácia do coração de titânio como uma alternativa para pacientes com insuficiência cardíaca que estão na fila para um transplante. Após a bem-sucedida primeira implantação, está previsto que quatro pacientes adicionais sejam eventualmente incluídos no estudo.
De acordo com informações do Texas Heart Institute, embora o dispositivo seja compacto, ele é capaz de fornecer suporte cardíaco adequado para um homem adulto ativo, ajustando-se, então, automaticamente ao nível de atividade do paciente.
“Com a insuficiência cardíaca permanecendo como uma das principais causas de mortalidade globalmente, o TAH da BiVACOR oferece um farol de esperança para inúmeros pacientes que aguardam um transplante de coração”.
– Joseph Rogers, presidente e CEO do Texas Heart Institute e pesquisador principal do estudo
A Escassez e a Urgência de Alternativas Inovadoras
Primordialmente, os transplantes cardíacos são recomendados para pacientes que enfrentam insuficiência cardíaca grave. Há apenas cerca de 6 mil procedimentos realizados anualmente em todo o mundo.
Segundo dados dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, até 100 mil pacientes poderiam se beneficiar imediatamente de um suporte circulatório mecânico, bem como o coração artificial em titânio.
“Utilizando a tecnologia avançada MAGLEV [tecnologia de levitação magnética, a mesma utilizada em trens de alta velocidade], nosso coração artificial nos deixa um passo mais perto de fornecer uma opção desesperadamente necessária para pessoas com insuficiência cardíaca em estágio terminal que precisam de suporte enquanto esperam por um transplante de coração”, diz Daniel Timms, fundador e diretor de tecnologia da BiVACOR, em comunicado.
Referência: CNN Brasil.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Quais Condições o Dermatologista pode Tratar?
Nossa pele requer atenção e cuidados constantes e, sendo assim, vamos conhecer quais condições o dermatologista pode tratar

Conheça 5 Mitos sobre Contraste em Exames de Imagem
Frequentemente questionáveis por alguns pacientes, entenda e confira alguns mitos sobre contraste em exames de imagem

Resistência ao Tratamento do Câncer de Mama: Veja os Motivos!
Devido a variações de uma proteína, um estudo buscou entender por que alguns pacientes apresentam resistência ao tratamento do câncer de mama

Cientistas Criam Minicérebros para Investigar a Depressão
Uma pesquisa de brasileiros em laboratório utiliza neurônios, células da pele e minicérebros para investigar a depressão

Até 40%: Vacina da Gripe e Covid Reduz Risco de AVC e Infarto
Em estudo envolvendo mais de 2 mil pacientes, comprovou-se a importância da vacina da gripe e Covid-19 na prevenção de doenças

Estudo: Poluição do Ar pode Causar Demência?
Após pesquisa com mais de 30 milhões de pessoas, observou-se qeu a poluição do ar pode causar demência através de partículas poluentes. Veja!

