Como o Exercício Físico Controla Câncer de Cólon? Entenda!
Após a realização de uma pesquisa, descubra de que forma o exercício físico controla câncer de cólon e melhora sobrevida dos pacientes
Um estudo internacional recente trouxe descobertas animadoras para quem enfrenta o câncer de cólon. Em suma, seguir um programa de exercícios físicos regulares por três anos pode aumentar a sobrevida e ajudar a manter a doença sob controle.
Esses resultados, a princípio, foram apresentados durante o congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). Além disso, teve publicação em uma das revistas médicas mais respeitadas do mundo, o New England Journal of Medicine.
Sob o mesmo ponto de vista, especialistas do mundo todo vêm defendendo que a prática de atividade física passe a ser incorporada oficialmente aos protocolos de tratamento oncológico. Afinal, os benefícios observados chegam a rivalizar com os de alguns medicamentos.
Comprovação que Exercício Físico Controla Câncer de Cólon
Diferentemente de estudos anteriores, que apenas comparavam pessoas ativas com sedentárias sem comprovar relação direta, essa nova pesquisa se destacou por adotar um modelo mais robusto. Conduzido em cinco países — Canadá, Austrália, Reino Unido, Israel e Estados Unidos — o estudo sorteou aleatoriamente os participantes, assegurando maior confiabilidade nos resultados.
Ao todo, 889 pacientes com câncer de cólon tratável que já haviam concluído a quimioterapia participaram do experimento. Assim, metade deles recebeu apenas um guia educativo com orientações sobre nutrição e atividades físicas. Já a outra metade, por sua vez, contou com o acompanhamento direto de personal trainers.
Esses profissionais tiveram um papel fundamental: ajudaram cada paciente a adaptar sua rotina, inserindo exercícios físicos de forma segura, personalizada e constante. O objetivo, sobretudo, era claro — transformar o movimento em uma poderosa ferramenta de cuidado e recuperação.
Resultados a Longo Prazo
Como resultado, os participantes que integraram o programa não apenas se mostraram mais ativos do que os do grupo de controle, bem como apresentaram 28% menos casos de recidiva do câncer e 37% menos mortes por qualquer causa. Embora o grupo ativo tenha registrado mais distensões musculares e lesões leves, os benefícios superaram em muito os riscos observados.
Para entender melhor os efeitos do exercício sobre a doença, os pesquisadores ainda assim coletaram amostras de sangue dos participantes. O objetivo era então identificar marcadores que pudessem explicar a proteção observada, como melhor regulação da insulina, fortalecimento do sistema imunológico e outros mecanismos biológicos que podem estar diretamente ligados ao controle do câncer.
Os especialistas afirmam que a recomendação de atividade física para pacientes oncológicos ganha um novo peso. Como ressalta a pesquisadora Kerry Courneya, coautora do estudo: “Agora podemos dizer que o exercício causa melhorias na sobrevivência.“
Referência: Portal G1.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

OMS Define Novas Diretrizes para Diabetes Gestacional; Veja!
Órgão atualiza diretrizes para diabetes gestacional e reforça cuidados essenciais no pré-natal para proteger mãe e bebê

Como a Tireoide pode Conter Tumor de Próstata? Entenda!
Após pesquisas de cientistas, saiba como o bloqueio de hormônio da tireoide pode conter tumor de próstata e abrir caminho para tratamentos

Avanço: Autocoleta para Prevenção do Câncer do Colo do Útero
Após a realização de estudos, a autocoleta para prevenção do câncer do colo do útero avança como alternativa prática, segura e eficaz!

Pesquisadores Criam Tomógrafo de Mama por Ultrassom; Veja!
Conheça a nova tecnologia de Tomógrafo de mama por Ultrassom, desenvolvida por pesquisadores brasileiros a fim de aprimorar o diagnóstico

Alerta: 60% dos Diagnósticos de Câncer Colorretal são Tardios
Fique por dentro dos dados de uma pesquisa sobre diagnósticos de câncer colorretal e por que a descoberta de forma tardia preocupa

Brasil Controla HIV de Mãe para Filho; Saiba Mais!
País avança no combate ao HIV de mãe para filho, reduz óbitos por aids e elimina a transmissão vertical como problema de saúde pública


