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Os exercícios laborais são fundamentais para aumentar a qualidade de vida dos funcionários das empresas. Essa prática tem sido incorporada por diversas organizações públicas e privadas, que buscam preservar a saúde dos trabalhadores, aumentar a sua produtividade, diminuir os índices de afastamento por problemas de saúde, além da melhoria do relacionamento entre os colaboradores e os gestores.

Saiba o que são os exercícios laborais, conheça seus benefícios e tipos de ginástica existentes para trabalhadores presenciais e em home office.

O que são exercícios laborais?

Os exercícios laborais consistem em uma série de alongamentos e atividades físicas, desenvolvidos para serem feitos dentro do ambiente de trabalho, com o objetivo de prevenir lesões e doenças ocupacionais. A ginástica laboral teve início em 1925, na Polônia, período em que ficou conhecida como “Ginástica de Pausa”. Entretanto, apenas no Japão ela se tornou obrigatória pelas empresas.

A ginástica laboral é recomendada pela comunidade científica para todos os colaboradores de uma organização, principalmente para aqueles que fazem movimentos repetitivos ao longo do dia, executam atividades de grande esforço físico ou mental, exercem cargos com pouca movimentação física e que possam comprometer a postura correta.

Benefícios dos exercícios laborais

  • Aumenta a autoestima e a sensação de bem-estar;
  • Estimula o hábito de praticar atividades físicas;
  • Diminui o cansaço e o estresse;
  • Melhora a postura;
  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora o funcionamento do sistema cardiorrespiratório;
  • Aumenta a disposição física do praticante;
  • Previne casos de LER (lesão por esforço repetitivo).

Conheça os tipos de exercícios laborais existentes

Preparatório: são exercícios físicos, propostos para serem realizados por 10 a 20 minutos, antes do início da jornada de trabalho. As atividades têm como foco movimentar os músculos que serão mais utilizados ao longo do dia.

Compensatório: são exercícios indicados logo que se iniciam os primeiros sinais de cansaço, com alongamentos para aliviar as tensões existentes.

Relaxamento: são atividades físicas, realizadas ao final do expediente, como forma de diminuir o estresse acumulado no decorrer do dia.

Corretivo: são exercícios que visam a movimentar membros superiores e inferiores, corrigir a postura e reduzir desconfortos musculares.

Atenção: Você pode adotar pequenas mudanças na sua rotina, para manter o corpo em movimento, durante o expediente em home office ou no ambiente corporativo. Para tanto, evite usar o elevador, dando preferência às escadas, faça caminhadas no horário de almoço e também realize pequenas pausas para se alongar. Não se esqueça de fazer os ajustes ergonômicos na cadeira e na posição do monitor para não prejudicar a sua postura.

A ginástica laboral é altamente recomendada por médicos e profissionais de educação física e traz muitos benefícios tanto para os funcionários quanto para empregadores. Invista em saúde!

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