- 2 de setembro de 2025
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Como os Genes podem Influenciar Tratamento de Câncer de Pele?
Entenda como determinados genes podem influenciar tratamento de câncer de pele e prever resposta do paciente à imunoterapia!
Uma pesquisa brasileira recente identificou genes capazes de prever quais pacientes com melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele, podem não responder à imunoterapia. A descoberta, sobretudo, representa um avanço importante no tratamento da doença.
O estudo, publicado no Journal of Molecular Medicine, em primeiro lugar, analisou amostras de tumor de 35 pacientes com melanoma avançado tratados com imunoterapia anti-PD-1.
Imunoterapia: Genes podem Influenciar Tratamento de Câncer de Pele

Esse tratamento funciona bloqueando a proteína PD-1, considerada padrão em casos avançados. Em seguida, os pesquisadores cruzaram os resultados com dados de 579 genes relacionados ao sistema imunológico, buscando identificar padrões que indicam resistência ao tratamento.
A partir da análise, então, os pesquisadores identificaram quatro genes-chave que indicam resistência à imunoterapia: CD24, NFIL3, FN1 e KLRK1. O estudo mostrou que pacientes com alta expressão desses quatro genes apresentavam um risco 230 vezes maior de não responder à imunoterapia. Do contrário, aqueles com baixa expressão genética tinham muito mais chance de reagir positivamente ao tratamento.
Bruna Pereira Sorroche, engenheira biotécnica e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital do Amor, em Barretos, explica que o aumento da expressão desses genes está ligado a mecanismos conhecidos do desenvolvimento de tumores. Além disso, eles contribuem igualmente para o chamado escape imunológico, dificultando a ação do sistema de defesa do organismo contra o câncer.
Incidência, Riscos e Resposta à Imunoterapia
Embora não seja o câncer de pele mais comum, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que o melanoma afete mais de 8 mil brasileiros por ano, resultando em quase 2 mil mortes anuais.
O melanoma é bastante agressivo e altamente imunogênico, ou seja, costuma responder bem à imunoterapia. Dessa forma, esse tratamento funciona estimulando o sistema imunológico a atacar diretamente o tumor.
Ainda assim, entre 40% e 60% dos pacientes não apresentam uma resposta satisfatória à imunoterapia e podem sofrer efeitos colaterais durante o tratamento.
Compreendendo Cada um dos Genes
O estudo, do mesmo modo, trouxe uma análise detalhada da função de cada gene no organismo. Assim, os pesquisadores concluíram que os quatro genes estão ligados a mecanismos de evasão do sistema imunológico e supressão da resposta inflamatória.
Cada gene desempenha funções específicas no corpo:
-
CD24: Age como um ponto de checagem imunológico, permitindo que o tumor escape da ação do sistema de defesa.
-
NFIL3: Participa da resposta imunológica, contribuindo para o escape do tumor.
-
FN1: Está ligado à progressão do câncer e à formação de estruturas que favorecem o crescimento tumoral.
-
KLRK1: Normalmente ativa células do sistema imune, mas quando desregulado, enfraquece a resposta do organismo ao tumor.
Referência: G1 Globo.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Pesquisadores Criam Tomógrafo de Mama por Ultrassom; Veja!
Conheça a nova tecnologia de Tomógrafo de mama por Ultrassom, desenvolvida por pesquisadores brasileiros a fim de aprimorar o diagnóstico

Alerta: 60% dos Diagnósticos de Câncer Colorretal são Tardios
Fique por dentro dos dados de uma pesquisa sobre diagnósticos de câncer colorretal e por que a descoberta de forma tardia preocupa

Brasil Controla HIV de Mãe para Filho; Saiba Mais!
País avança no combate ao HIV de mãe para filho, reduz óbitos por aids e elimina a transmissão vertical como problema de saúde pública

Até 94,5% de Precisão: IA Detecta Câncer de Pele Agressivo
Entenda como uma IA detecta câncer de pele agressivo com precisão praticamente certeira, e como isso é capaz de transformar diagnósticos

Como Surge o Lúpus? Causa pode Ser Vírus da Infância; Veja!
Você já se perguntou como surge o lúpus? Estudos indicam que vírus da infância pode estar ligado ao desenvolvimento da doença!

Molécula Auxilia na Regeneração de Nervos Após Lesão
Regeneração de nervos após lesão avança com descoberta de molécula que conecta sistema nervoso e imunológico e acelera a recuperação neural!
