Santana de Parnaíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Santana de Parnaíba
11 | 97547-2518

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 9234-6918

Ginecologista, quando procurar?

O médico ginecologista é responsável pela saúde feminina, especificamente dando atenção especial aos órgãos genitais femininos, que incluem vagina e órgãos internos, trompas, úteros e ovários, além do cuidado com as mamas.

Dessa forma, esse profissional, que deve ser consultado a cada 1 ano, realiza exame de prevenção e tratamento de diversas doenças. Incluindo patologias com certa simplicidade ou até muito complexas, como o câncer e infertilidade.

Além de também auxiliar na escolha de métodos contraceptivos ou até mesmo auxiliar nos sintomas relacionados às fases da mulher, como a TPM ou os aumentos de temperatura corporal.

Como é o funcionamento da consulta ao ginecologista?

Na consulta ao ginecologista, o profissional averiguará o histórico familiar e pessoal da paciente, realizará exames ginecológicos para posteriormente investigar a causa de algum problema. Dessa forma, o médico indica o tratamento adequado e também o melhor método contraceptivo.

A análise ginecológica normalmente envolve a avaliação da região pélvica, que inclui o Papanicolau para rastrear o câncer de colo de útero. Além de solicitar exames de ultrassonografia das mamas, mamografia e a ultrassonografia pélvica.

Entretanto é preciso destacar que que mesmo na ausência de qualquer sinal ou sintoma, a consulta ao ginecologista é feita regularmente para exames preventivos!

Os sintomas para buscar a consulta

Menstruação atrasada

A menstruação atrasada pode deixar muitas mulheres com receosas com uma possível gravidez. Porém, há uma série de fatores que podem causar o atraso:

  • situações de estresse;
  • alteração no ciclo menstrual;
  • a pílula anticoncepcional sendo usada irregularmente;
  • o período de amamentação;
  • mudança no peso.

Sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual)

No período da TPM, é natural apresentar sintomas como cólica, dores de cabeça, inchaço nos seios e alterações no humor. Por isso, o acompanhamento ginecológico ajuda a lidar com a situação, podendo receitar analgésicos ou anti-inflamatórios para aliviar os sintomas.

Dor durante a relação sexual

Não é visto como normal sentir dores durante as relações sexuais. Esses desconfortos podem indicar inflamações e doenças, por exemplo, endometriose e a cistite. Do mesmo modo, até mesmo fatores psicológicos podem afetar a saúde sexual da mulher, como estresse, depressão e traumas.

Infecção urinária

Um problema bem constante entre as mulheres é a infecção urinária. Eventualmente, é por via da uretra que a infecção ocorre.

Dessa forma, sintomas como a vontade de urinar com muita frequência, pouca quantidade de urina a dor ao urinar são os mais comuns.

Porém, mesmo que seja comum, essa infecção pode originar complicações graves, atingir os rins e ocasionar uma pielonefrite (um quadro grave pode acarretar febre alta, vômito e dores na lombar).

Alteração na cor, textura ou cheiro em secreções

É natural que na região vaginal ocorra uma secreção, no qual seu volume pode variar de acordo com as fases dos ciclos menstruais e da vida em que a mulher se encontra. Sendo transparente, levemente amarelada, não costuma apresentar odor.

Quando alguma mudança é no corrimento é notada, sintomas como mau cheiro, coceira ou ardor ao urinar podem ser indicadores desde maus hábitos de higiene, até alterações do equilíbrio da flora vaginal, alergias ou presença de agentes infecciosos.

Outros sintomas

Além disso, também podemos acrescentar a lista de sintomas para investigação junto ao ginecologista:

  • Verrugas ou lesões nas partes íntimas;
  • Cólicas menstruais intensas;
  • Alterações hormonais;
  • Sinais de caroços ou lesões nas mamas.

Está procurando um ginecologista? A SPX disponibiliza consultas e exames ginecológicos com equipamentos de ponta e profissionais qualificados!

Agende já sua consulta pelo link: https://linktr.ee/spxclinica

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Enable Notifications    OK No thanks