Inteligência Artificial Antecipa Riscos Cardíacos em Gestantes; Veja
A fim de evitar óbitos após o parto, entenda como a inteligência artificial (IA) antecipa riscos cardíacos antes da gravidez
Pesquisadores da Mayo Clinic, de antemão, aplicaram ferramentas de inteligência artificial (IA) para analisar gravações de eletrocardiograma (ECG) e de um estetoscópio digital. Como resultado, eles conseguiram identificar problemas cardíacos ainda não diagnosticados em mulheres em idade fértil atendidas na atenção primária.
Acima de tudo, essa capacidade de detectar insuficiência cardíaca antes da gravidez representa um avanço importante, pois permite identificar mulheres que necessitam de cuidados extras. Dessa forma, o acompanhamento pode melhorar significativamente os desfechos durante a gestação.
Pesquisa: Como a Inteligência Artificial Antecipa Riscos Cardíacos?
Os resultados do estudo, publicado nos Annals of Family Medicine, demonstram o alto desempenho diagnóstico dessas tecnologias para identificar uma fração de ejeção do ventrículo esquerdo inferior a 50%, um indicativo de fraqueza no músculo cardíaco. Logo, os pesquisadores testaram as ferramentas em dois grupos distintos de mulheres com idades entre 18 e 49 anos.
- Grupo 1: Reuniu 100 mulheres que já tinham um ecocardiograma agendado — o exame mais preciso para avaliar a função do músculo cardíaco. Essas participantes ainda assim realizaram um ECG clínico padrão e uma gravação com estetoscópio digital, registrando a atividade elétrica e os sons do coração.
- Grupo 2: Incluiu 100 mulheres atendidas em consultas de rotina na atenção primária. Nesse grupo, então, o objetivo foi verificar com que frequência as ferramentas de inteligência artificial detectariam possíveis problemas cardíacos em um cenário mais amplo.
Estetoscópio Digital e ECG com IA
O ECG com inteligência artificial (IA-ECG) atingiu uma área sob a curva (AUC) de 0,94, demonstrando alta precisão diagnóstica. Por sua vez, o estetoscópio digital com IA, Eko DUO, alcançou uma AUC de 0,98, evidenciando um desempenho superior. Na segunda coorte, a taxa de resultados positivos no rastreamento com IA foi de 1% para o IA-ECG e de 3,2% para o estetoscópio digital.
Essa pesquisa, sobretudo, ressalta o enorme potencial da inteligência artificial para transformar o rastreamento cardiovascular. Assim, a tecnologia possibilita a identificação precoce e o tratamento mais eficiente da fraqueza do músculo cardíaco em mulheres em idade reprodutiva.
Importante destacar que novos estudos estão em andamento para ampliar o uso dessas ferramentas inovadoras.
Referência: Portal Medicina S/A.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

OMS Define Novas Diretrizes para Diabetes Gestacional; Veja!
Órgão atualiza diretrizes para diabetes gestacional e reforça cuidados essenciais no pré-natal para proteger mãe e bebê

Como a Tireoide pode Conter Tumor de Próstata? Entenda!
Após pesquisas de cientistas, saiba como o bloqueio de hormônio da tireoide pode conter tumor de próstata e abrir caminho para tratamentos

Avanço: Autocoleta para Prevenção do Câncer do Colo do Útero
Após a realização de estudos, a autocoleta para prevenção do câncer do colo do útero avança como alternativa prática, segura e eficaz!

Pesquisadores Criam Tomógrafo de Mama por Ultrassom; Veja!
Conheça a nova tecnologia de Tomógrafo de mama por Ultrassom, desenvolvida por pesquisadores brasileiros a fim de aprimorar o diagnóstico

Alerta: 60% dos Diagnósticos de Câncer Colorretal são Tardios
Fique por dentro dos dados de uma pesquisa sobre diagnósticos de câncer colorretal e por que a descoberta de forma tardia preocupa

Brasil Controla HIV de Mãe para Filho; Saiba Mais!
País avança no combate ao HIV de mãe para filho, reduz óbitos por aids e elimina a transmissão vertical como problema de saúde pública


