Apesar de ser um exame comum entre as mulheres, muita gente ainda não sabe como é feita a mamografia digital.Esse não é apenas um método de investigação recomendado, como exigido dentro dos procedimentos de rotina na saúde feminina.

E há uma boa razão para que seja assim, afinal, você provavelmente conhece a mamografia como o exame do câncer de mama. De fato, é um dos principais meios de diagnóstico da doença, que representa 25% de todos os tipos de câncer no mundo.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o segundo mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas de casos de câncer de pele não melanoma.

mamografia digital

O que é a mamografia digital?

A mamografia digital, também conhecida como mamografia de alta resolução, é feita da mesma forma que a mamografia convencional,  sua versão digital é realizada por meio de um aparelho de raio-x chamado mamógrafo. no entanto, é um método mais confiável que guarda imagens no computador, havendo menor risco de danos na imagem e necessidade de repetir o exame.

doutor analisando mamografia

Para que serve ?

Devido à alta tecnologia envolvida, o método é capaz de encontrar mesmo nódulos pequenos e até microcalcificações.Também tumores em fase inicial, quando medem menos de 2 cm.Vale dizer que, nesse estágio, o tumor não é perceptível, mesmo que o paciente faça o autoexame preventivo.

A radiografia digital das mamas mostra também as características do nódulo encontrado, como o tipo e tamanho, indicando se é benigno ou maligno (o que caracteriza o câncer).Lembrando que, apesar de frequente e com alta mortalidade, o câncer de mama tem mais de 90% de chances de cura quando é detectado na fase inicial.

Como é o aparelho de mamografia digital?

Operado por um técnico em radiologia, o equipamento possui uma bandeja na qual a mama é posicionada para receber a radiação. A tecnologia utilizada pode ser CR (computadorizada) ou DR (digital).

A primeira conta com um chassi eletrônico colocado na bandeja do mamógrafo, responsável por armazenar as imagens.Após a mamografia, o chassi é inserido em uma leitora de CR e, então, os dados colhidos podem ser vistos na tela do computador.

Já na modalidade DR ou mamografia digital direta, o exame é realizado e, em seguida, as informações vão direto para o computador, sem aparelhos intermediários. Ambas as tecnologias resultam em imagens de alta resolução e na menor exposição da paciente à radiação do aparelho de raio-x.

sendo analisada por aparelho de mamografia digital

Com se preparar para a mamografia digital?

A mamografia convencional ou digital, não exige grandes preparos, mas algumas atitudes podem facilitar o exame e diminuir o incômodo para a paciente.

Fique de olho na lista:

  • Para favorecer a captação das imagens, evite passar cosméticos (desodorante, talco, perfume, hidratante ou outro creme) na região das mamas e axilas
  • Se tiver próteses de silicone, informe ao profissional que estiver conduzindo a mamografia. Elas podem dificultar a visualização das imagens, pois não são transparentes sob a radiação
  • Quando possível, escolha uma data longe da menstruação. Além de ter a densidade do tecido glandular aumentada, durante esse período. as mamas ficam mais sensíveis, gerando maior desconforto durante o exame
  • Lembre-se de levar, sempre, resultados de mamografias ou exames anteriores na região das mamas. Essas informações podem ajudar na hora do diagnóstico.

 

resultado realizados com sucesso

 

Deixe um comentário

1