PortuguêsEnglishEspañolFrançais
PortuguêsEnglishEspañolFrançais
Mitos e verdades sobre a dor de de garganta

Mitos e verdades sobre a dor de garganta

A dor de garganta é um problema muito comum para diversas pessoas e por ser algo com tratamento teoricamente simples, existem muitas crenças sobre a medicação e causas da doença. Por isso, escrevemos esse texto para explicar melhor sobre o tema aos nossos leitores.

Antes de tudo, é preciso entender que a condição está presente em infecções virais como gripe, resfriado, mononucleose e também pode ocorrer quando há uma inflamação na faringe, laringe ou as amígdalas. Podemos adicionar como causas as infecções bacterianas, alergias, refluxo, uso excessivo da voz ou até secura na garganta, causada por ar condicionado, tempo seco ou dormir de boca aberta. 

Sintomas da Dor de Garganta

Dependendo da causa, os sintomas incluem: 

  • Dor que piora ao engolir; 
  • Sensação de Garganta arranhada; 
  • Dificuldade para Engolir; 
  • Inchaço na Região; 
  • Rouquidão;
  • Pus nas amígdalas. 

Quando há uma infecção, os sintomas frequentemente são: 

  • Tosse; 
  • Dores no Corpo; 
  • Febre; 
  • Dor de cabeça.
Mitos e verdades sobre a dor de de garganta
Mitos e verdades sobre a dor de de garganta

Tratamento da Dor de Garganta

Quando a dor é causada por infecções virais simples, como resfriados, costuma regredir espontaneamente. Nesse sentido, indica-se analgésicos, anti-inflamatórios e pastilhas aliviando o incômodo. Os antibióticos são adicionados quando constata-se uma infeção bacteriana. 

Mitos e Verdades

Entretanto, existem algumas dúvidas sobre o tema, por isso, separamos alguns mitos e verdades sobre a questão: 

A ingestão de líquidos gelados piora a dor de garganta? 

Depende. Antes de tudo, ingerir sorvetes ou bebidas geladas por si só não gera uma dor de garganta. Entretanto, se a causa da dor for infecciosa, esses alimentos ajudam na piora do quadro. Isso ocorre pois, em baixas temperaturas, os cílios da mucosa paralisam, prejudicando o funcionamento e piorando a infecção. 

Dor de Garganta pode ser causada pelo ar-Condicionado?

Verdade. Isso ocorre pois o aparelho retira a umidade do ar, fazendo com que as vias aéreas ressequem. A falta de limpeza e manutenção nos aparelhos condicionadores de ar pode causar alergias e irritações nas mucosas. 

Assim, mantenha o ar condicionado em uma temperatura amena, realize manutenções periódicas, toda semana limpe o filtro e tome uma quantidade maior de água quando permanecer em ambientes refrigerados. 

Mitos e verdades sobre a dor de de garganta
Mitos e verdades sobre a dor de de garganta

Mascar Chiclete ou Chupar Bala é bom para dor de garganta?

Mito. Às vezes, é possível sentir algum alívio quando a bala ou chiclete sabor de menta, porém, o efeito é momentâneo e depois até podem piorar a situação das mucosas. 

O indicado é a ingestão de pastilhas anestésicas, feitas para dores de garganta. Entretanto, o uso dessas pastilhas deve ser prescrito por um médico.

Dormir de boca aberta gera dor de garganta?

Depende. É uma causa possível pois a região fica seca, tornando-a vulnerável à irritação. Da mesma forma, ficar exposto ao ar condicionado também provoca problema, por isso a importância de uma boa hidratação. 

Consulte seu médico para mais informações.

Gostou da matéria? Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de nossas dicas e novidades. 

Instagram: @spxclinica

Facebook: SPX Clínica

Linkedin: SPX Diagnósticos por Imagem

Deixe um comentário