- 30 de setembro de 2025
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Confira a Nova Idade para Iniciar Rastreio do Diabetes Tipo 2
Autoridades atualizam determinação da idade para iniciar rastreio do Diabetes tipo 2, a fim de evitar complicações. Descubra!
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) atualizou a idade recomendada para iniciar o rastreio do diabetes tipo 2, reduzindo de 45 para 35 anos. Em suma, essa doença crônica ocorre quando o corpo apresenta resistência à insulina ou quando o pâncreas não consegue produzir a quantidade suficiente do hormônio, resultando em níveis elevados de glicose no sangue.
Dessa forma, o objetivo da mudança é identificar precocemente casos ainda não diagnosticados, já que cerca de 45% dos adultos desconhecem que têm a doença. Com a triagem antecipada, é possível prevenir complicações graves ao longo da vida, bem como perda de visão, insuficiência renal e até amputações de membros.
Determinação de Idade para Iniciar Rastreio do Diabetes
O rastreamento do diabetes tipo 2 tem recomendação para todos os adultos a partir de 35 anos. O mesmo vale para pessoas mais jovens que apresentem histórico familiar da doença, doenças cardiovasculares, alterações no colesterol ou triglicérides, entre outras condições de risco. Esse acompanhamento geralmente é feito por meio de um exame de sangue simples, capaz de fornecer informações sobre a presença ou risco de diabetes.
O desenvolvimento da condição, sobretudo, está fortemente ligado ao envelhecimento, mas ainda assim tem influência do estilo de vida. Indivíduos que mantêm hábitos saudáveis, bem como alimentação equilibrada e prática regular de exercícios, mesmo com predisposição genética, apresentam risco significativamente menor de desenvolver a doença.
No entanto, o estilo de vida atual da maioria da população aumenta esse risco. Sedentarismo, consumo elevado de alimentos ultraprocessados e ricos em calorias, além de estresse crônico, tabagismo e privação de sono, dificultam a ação adequada da insulina. Logo, esses fatores combinados favorecem o surgimento desse diabetes e suas complicações ao longo da vida.
Lembrete das Consequências
As complicações do diabetes tipo 2 atingem tanto os pequenos quanto os grandes vasos sanguíneos. Quando os pequenos vasos são afetados, surgem alterações nos olhos que podem levar à cegueira, além de prejuízos na circulação renal, podendo evoluir para insuficiência renal e necessidade de transplante ou hemodiálise. Por sua vez, quando os grandes vasos são comprometidos, há maior risco de acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio e disfunção cardíaca devido às alterações nas artérias coronárias.
Além disso, o diabetes pode afetar as artérias das pernas, aumentando o risco de lesões e até amputações de membros inferiores. A neuropatia diabética é igualmente comum, provocando alterações de sensibilidade, formigamento, dor ou sensação de pressão nos pés e pernas.
A glicemia elevada ainda compromete a imunidade, tornando o paciente mais vulnerável a infecções por fungos e bactérias. Esses quadros infecciosos costumam ser mais graves e dificultam a recuperação, evidenciando a importância do rastreamento e controle da doença desde cedo.
Referência: Portal Medicina S/A.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Pesquisadores Criam Tomógrafo de Mama por Ultrassom; Veja!
Conheça a nova tecnologia de Tomógrafo de mama por Ultrassom, desenvolvida por pesquisadores brasileiros a fim de aprimorar o diagnóstico

Alerta: 60% dos Diagnósticos de Câncer Colorretal são Tardios
Fique por dentro dos dados de uma pesquisa sobre diagnósticos de câncer colorretal e por que a descoberta de forma tardia preocupa

Brasil Controla HIV de Mãe para Filho; Saiba Mais!
País avança no combate ao HIV de mãe para filho, reduz óbitos por aids e elimina a transmissão vertical como problema de saúde pública

Até 94,5% de Precisão: IA Detecta Câncer de Pele Agressivo
Entenda como uma IA detecta câncer de pele agressivo com precisão praticamente certeira, e como isso é capaz de transformar diagnósticos

Como Surge o Lúpus? Causa pode Ser Vírus da Infância; Veja!
Você já se perguntou como surge o lúpus? Estudos indicam que vírus da infância pode estar ligado ao desenvolvimento da doença!

Molécula Auxilia na Regeneração de Nervos Após Lesão
Regeneração de nervos após lesão avança com descoberta de molécula que conecta sistema nervoso e imunológico e acelera a recuperação neural!
