spx-clinica-spx-imagem-prevenir-avc

Nova Técnica Pode Detectar Riscos e Prevenir AVC; Conheça!

Um novo estudo foi feito para detectar os riscos e prevenir AVC, o que dá aos médicos maior poder de prevenir a doença


Pesquisadores do Reino Unido descobriram uma maneira de antecipar a detecção de acidentes vasculares cerebrais anos antes de sua ocorrência, proporcionando uma oportunidade mais eficaz de prevenir AVC. Pacientes que sofreram com isso frequentemente passam por uma série de investigações para identificar a causa subjacente. No entanto, em muitos casos, a causa permanece desconhecida.

Em suma, o que essa equipe de pesquisadores conseguiu foi identificar quatro fatores que aumentam a probabilidade de pacientes desenvolverem batimentos cardíacos irregulares, Essa condição, conhecida como fibrilação atrial, eleva o risco de AVC em até cinco vezes.

Com isso em mente, o objetivo é auxiliar os médicos na identificação mais acessível dessa condição, possibilitando o tratamento adequado dos pacientes e, assim, a redução do risco de um acidente vascular cerebral no futuro.

A Técnica para Prevenir AVC

spx-clinica-spx-imagem-tecnica-para-prevenir-avc

A pesquisa envolveu a análise de dados de 323 pacientes que foram tratados no Hospital Universitário de Cambridge após terem sofrido AVCs sem uma causa identificada, o que é conhecido como AVC Embólico de Fonte Indeterminada.

Os pesquisadores, desse modo, examinaram minuciosamente os casos, revisaram os registros médicos relativos ao episódio, e analisaram os dados referentes ao ritmo cardíaco e os resultados dos ecocardiogramas.

O pesquisador principal, Vassilios Vassiliou, explicou que essa análise permitiu identificar quais pacientes desenvolveram fibrilação atrial após a primeira ocorrência e como isso poderia servir como um indicativo de um possível segundo episódio.

Utilizando os dados e a identificação desses fatores, foi possível desenvolver um modelo capaz de prever quais indivíduos apresentariam fibrilação atrial nos três anos subsequentes, bem como um aumento no risco de sofrer um AVC no futuro, como explica Vassiliou:

Esta é uma ferramenta muito fácil que qualquer médico pode usar na prática clínica. Pode potencialmente ajudar os médicos a fornecer um tratamento mais direcionado e eficaz a estes pacientes, com o objetivo final de destacar as pessoas com maior risco desta arritmia.


Com informações do Portal Olhar Digital.

Siga a SPX nas redes sociais

Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!

Artigos Relacionados

1