- 10 de junho de 2025
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Nova Terapia Celular Contra o Câncer Ganha Força; Descubra!
Com a utilização de células CAR-T, entenda como essa terapia celular contra o câncer se mostra inovadora para o tratamento!
Recentemente, pesquisadores chineses divulgaram um avanço promissor no combate ao câncer. Um novo estudo mostrou que, a princípio, a terapia com células CAR-T aumentou em 40% a sobrevida de pacientes com câncer avançado na junção gástrica ou gastroesofágica (JGE), uma das formas mais agressivas da doença.
Os dados foram publicados no dia 2 de junho de 2025 na revista The Lancet e igualmente apresentados durante a Reunião Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco), realizada em Chicago, nos Estados Unidos.
Este é o primeiro ensaio clínico controlado com CAR-T voltado para tumores sólidos — o que torna a descoberta ainda mais relevante.
Saiba Mais sobre a Nova Terapia Celular Contra o Câncer
Durante a fase 2 do ensaio clínico, os pesquisadores compararam o medicamento experimental satricabtagene autoleucel (satri-cel) com tratamentos convencionai em 156 pacientes. Logo, todos os participantes tinham câncer de estômago avançado, do tipo Claudin18.2-positivo, e já haviam tentado pelo menos duas terapias anteriores sem sucesso.
Contudo, entre os 88 pacientes que receberam o satri-cel, a maioria apresentou melhor controle da doença em comparação com os que seguiram tratamentos tradicionais. Além disso, esses pacientes viveram mais tempo sem progressão tumoral.
Dessa forma, a sobrevida sem avanço do câncer foi de 3,25 meses com satri-cel, contra 1,77 meses nos demais tratamentos. Segundo os pesquisadores, a diferença foi estatisticamente significativa e demonstra o potencial dessa nova abordagem.
“O satri-cel demonstrou eficácia inovadora com benefícios clínicos significativos e taxas de resposta tumoral muito melhores.”
– Lin Shen, professor do Hospital de Câncer de Pequim e principal pesquisador
Tratamento Inovador
No tratamento com CAR-T, os médicos modificam as células de defesa do próprio paciente para que reconheçam e combatam o tumor com mais eficiência. Nesse processo, os linfócitos T ganham uma espécie de “óculos especiais”, permitindo então que eles identifiquem com mais clareza as células cancerígenas e reajam de forma mais direta contra o inimigo.
No caso da nova terapia com satri-cel, o medicamento foi desenvolvido para atuar diretamente sobre a mutação Claudin18.2, bastante comum em tumores gástricos. Assim, o corpo passa a detectar esse alvo com mais facilidade.
Sob o mesmo ponto de vista, vale destacar que os pacientes do grupo experimental receberam até três infusões da terapia, com 250 milhões de células modificadas em cada aplicação — uma estratégia que intensifica a resposta imunológica contra o câncer.
Segurança e Potência no Combate ao Câncer
A maioria dos pacientes que receberam a terapia com satri-cel apresentaram eventos adversos de grau 3 ou superior. Dentre eles está a queda significativa nos níveis de linfócitos, leucócitos e neutrófilos. Contudo, esses efeitos apareceram igualmente nos pacientes submetidos ao tratamento tradicional.
Da mesma forma, alguns participantes do grupo controle, que não tiveram resposta ao tratamento inicial, foram beneficiados posteriormente com a infusão de satri-cel. Caracteriza-se, assim, uma medida que reforça a confiança dos especialistas no potencial terapêutico da abordagem.
Segundo Zonghai Li, diretor executivo da CARsgen Therapeutics, os resultados comprovam o avanço significativo dessa nova linha de tratamento. Ele enfatizou que o satri-cel pode representar uma opção promissora principalmente para tumores sólidos que deixam de responder às terapias convencionais.
Foto: Montagem-Instagram/Paulocfperegrino

Novas Esperanças para Cânceres Sólidos
Atualmente, a terapia com células CAR-T trata tipos específicos de leucemia e linfoma. Ainda assim, pesquisadores já ampliam os estudos para incluir cânceres sólidos, que tradicionalmente apresentam maior dificuldade para resposta a essa tecnologia.
O tratamento com CAR-T, ademais, é aplicado principalmente em pacientes que já passaram por várias tentativas de tratamento antes de serem incluídos nos ensaios clínicos. Como resultado, a expectativa é que, no futuro, essa terapia seja oferecida em estágios mais precoces, buscando aumentar a sobrevida dos pacientes.
Referência: Portal Metrópoles.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias


Nova Vacina Terapêutica contra Câncer do Colo do Útero? Veja!
Uma pesquisa brasileira abre possibilidades para uma vacina terapêutica contra câncer do colo do útero. Descubra mais!


Estudo: Alzheimer pode Começar com Perda de Olfato
Nova pesquisa indica que o alzheimer pode começar com perda de olfato, antes mesmo dos sintomas mais conhecidos da doença


OMS Aponta 1 Bilhão de Pessoas com Problemas Mentais
Estatísticas de pessoas com problemas mentais no mundo é alarmante, e orçamento da saúde à área é ainda pior!


Brasil Suspeita de 113 Casos Ligados a Bebidas com Metanol
Informação é passada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e liga sinal de alerta em todos os brasileiros. Conheça os riscos!


Estudo: Conexão entre Diabetes e Câncer de Mama via Moléculas
Essa pesquisa teve o objetivo de analisar microRNAs desregulados e a conexão entre diabetes e câncer de mama


Conheça 5 Avanços da Medicina contra o Câncer
Encontro mundial da oncologia trouxe algumas novidades promissoras quanto aos avanços da medicina contra o câncer. Saiba mais!