spx-clinica-spx-imagem-nova-vacina-contra-o-cancer

Nova Vacina Contra o Câncer ‘Treina’ Sistema Imunológico; Veja!

Estudo de cientistas americanos apontam para uma nova vacina contra o câncer, podendo indicar novos caminhos para a medicina

 

Cientistas da Universidade de Columbia criaram uma vacina inovadora que “treina” o sistema imunológico para eliminar células cancerígenas. Em suma, ela aproveita a habilidade natural das bactérias em direcionar tumores, permitindo personalizar o tratamento para atacar tanto tumores primários quanto metástases, com o potencial de prevenir futuras recorrências.

A pesquisa, publicada na revista “Nature” na última quarta-feira (16 de agosto de 2024), foi testada em modelos de camundongos com câncer colorretal avançado e melanoma, trazendo novos horizontes para a imunoterapia.

Atuação da Nova Vacina contra o Câncer no Organismo

spx-clinica-spx-imagem-atuacao-nova-vacina-contra-o-cancer

De antemão, a nova vacina conseguiu estimular o sistema imunológico a suprimir o crescimento de tumores primários e metastáticos sem prejudicar os tecidos saudáveis. No experimento, então, ela controlou ou eliminou os tumores, além de aumentar a sobrevida dos camundongos.

De acordo com os pesquisadores envolvidos, essa abordagem é especialmente promissora para tumores sólidos avançados, que costumam ser difíceis de tratar com outras imunoterapias. Nicholas Arpaia, professor da Universidade de Columbia, explicou que cada câncer tem mutações genéticas únicas, e eles usaram isso para programar bactérias a reconhecer e destruir células tumorais.

Apesar de os testes terem sido realizados em camundongos, os cientistas estão confiantes de que essa tecnologia poderá ser aplicada em humanos. Além disso, eles acreditam que essa abordagem inovadora pode marcar um avanço importante em relação às vacinas contra o câncer.

"Ao programar bactérias para direcionar o sistema imunológico contra essas mutações, podemos desenvolver terapias mais eficazes que estimulem o sistema imunológico do paciente a identificar e eliminar suas células cancerosas."

Vacina Bacteriana e Testagem em Humanos

Em seres humanos, o primeiro passo será sequenciar o tumor do paciente para identificar suas mutações genéticas específicas. Assim, as bactérias poderão ser programadas para reconhecer e atacar essas mutações. Com essa informação, a vacina poderá ser produzida em um curto espaço de tempo.

Após a aplicação da vacina bacteriana, o sistema imunológico será treinado para identificar e destruir as células cancerígenas, inclusive as que já se espalharam pelo corpo, além de prevenir o surgimento de novas metástases.

Referência: G1 Globo.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1