Novo Tipo de Coronavírus na China: O Que Se Sabe?
Saiba mais sobre o HKU5-CoV-2, novo tipo de coronavírus na China e com capacidade de ocasionar uma nova pandemia global
Um grupo de pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan e do Laboratório de Guangzhou identificou um novo tipo de coronavírus em morcegos de Hong Kong, na China. Logo, eles descobriram que esse vírus, chamado HKU5-CoV-2, apresenta potencial de infectar humanos com a mesma facilidade que o Sars-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19.
O estudo, então publicado na revista Nature, revelou que o HKU5-CoV-2 utiliza o receptor ACE-2 para invadir células do organismo. Trata-se do mesmo mecanismo usado pelo vírus da Covid-19, o que acende um alerta para o risco de transmissão entre espécies.
Os Verdadeiros Riscos do Novo Tipo de Coronavírus na China
O infectologista Alexandre Naime, coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia e chefe do Departamento de Infectologia da Unesp, explica que esse é um achado científico dentro da vigilância genômica rotineira feita em morcego. Sobretudo, são animais conhecidos por abrigarem milhares de vírus com potencial de serem transmitidos para outras espécies, inclusive seres humanos.
Segundo ele, o HKU5-CoV-2 foi identificado apenas em morcegos até o momento, e sua transmissão para humanos ainda é apenas teórica. Embora o vírus compartilhe semelhanças com outros da mesma família, como os que causam resfriados comuns, isso não significa entretanto que ele represente uma ameaça direta à saúde humana neste momento.
“O HKU5-CoV-2 é muito parecido com outro vírus dessa família que causa o resfriado comum, então ele até pode um dia ser transmitido, por exemplo, para aves de consumo e depois seres humanos, mas talvez ele não cause síndrome respiratória aguda grave”, ressalva o especialista.
“Ser transmitido para seres humanos não necessariamente significa que vai ser uma doença muito grave.”
– Alexandre Naime, coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia
Mais Informações sobre o HKU5-CoV-2
Durante testes em laboratório, a princípio, os cientistas identificaram o novo vírus HKU5-CoV-2 utilizando uma técnica avançada chamada Crio-EM (microscopia crioeletrônica). Essa tecnologia, em suma, permitiu observar em detalhes a estrutura do vírus e revelar seu alto potencial de transmissão para humanos.
O vírus pertence à família dos Merbecovirus, um subgênero dentro do gênero Betacoronavirus, o mesmo grupo que inclui o Sars-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19.
Comparativo com o Vírus da Pandemia
Os pesquisadores descobriram que o novo vírus possui um modo de ligação diferente dos outros coronavírus conhecidos que utilizam o receptor ACE2. Segundo eles, análises estruturais e funcionais indicam que o HKU5-CoV-2 apresenta uma adaptação ainda melhor ao ACE2 humano do que sua versão anterior, a linhagem 1 HKU5-CoV.
Dessa forma, os cientistas destacam o risco de o vírus vir a se espalhar entre animais e seres humanos. No entanto, apesar dessas evidências, eles reforçam que ainda é necessário aprofundar as investigações para entender melhor o comportamento do vírus.
Referência: CNN Brasil.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Tratamento Inovador para Esclerose Múltipla Usa Genética; Veja!
Um estudo pioneiro se baseia na genética para formular um tratamento inovador para esclerose múltipla, e entender a resposta a medicamentos

OMS: Brasil Não Atinge Meta e Casos de Tuberculose Crescem
País registra que casos de tuberculose crescem nos últimos anos e redução da incidência da doença fica cada vez mais distante

O Apoio da Inteligência Artificial no Combate à Pandemias
Entenda a importância e necessidade dos algoritmos de inteligência artificial no combate à pandemias e controle da disseminação

Tecnologia Revela Carótidas com Alto Risco de AVC; Veja!
Inteligência artificial identifica carótidas com alto risco de AVC e pode mudar a prevenção da doença antes dos sintomas aparecerem

Autismo em Idosos: Análise Aponta Cerca de 300 Mil Casos
Um novo estudo revela que o autismo em idosos atinge grande parte no Brasil e amplia o olhar sobre diagnóstico tardio

3 Inovações de Inteligência Artificial em Neurocirurgia
Veja algumas inovações de inteligência artificial em neurocirurgia que estão transformando diagnósticos, cirurgias e a precisão no cuidado!


