Novo vírus detectado na China, o Langya, é perigoso?
Com o atual surto de Varíola dos Macacos e a pandemia de Covid-19, é comum que fiquemos preocupados com a descoberta de um novo vírus como o Langya henipavirus (LayV)
A princípio, é possível adiantar que o patógeno não produzirá uma nova pandemia, pelo menos não agora. Na realidade, a informação foi publicada no The New England Journal of Medicine, um artigo sobre um novo vírus detectado na China, com 35 infectados no país asiático entre 2018 e 2021.
A diferença para o Coronavírus, é que o Langya não está em circulação no momento. Assim, foi apenas uma descrição na revista científica como uma nova espécie do vírus Henipavírus, o que alertou os pesquisadores sobre sua existência.
O vírus
Entretanto, somente 26 dos 35 casos confirmados no intervalo de pesquisa fizeram parte da análise em detalhes. Os pacientes eram moradores das províncias de Shandong e Henan, embora não tivessem histórico de relações ou passagem nos mesmos lugares.
Dessa forma, a maioria dos casos de participantes do estudo eram agricultores, assim, levou os cientistas a crer que a transmissão aconteceu de animais para humanos. Depois das análises genéticas, o musaranho foi apontado como possível reservatório do vírus.
Ainda não há informações sobre mortes causadas pelo Langya, porém, o estudo apenas cita sintomas como
- Febre;
- Fadiga;
- Tosse;
- Dor de cabeça;
- Vômito;
- Problemas no funcionamento dos fígados e rins.
Siga SPX nas redes sociais e fique sempre atualizado:
Instagram: @spxclinica
Facebook: SPX Clínica
Linkedin: SPX Diagnósticos por Imagem