O Poder da Vitamina D para uma Vida Mais Saudável

Entenda todo o poder da vitamina D para o seu corpo e saiba sobre os efeitos a curto e longo prazo da deficiência dessa substância

A vitamina D é um nutriente essencial para diversos processos biológicos do corpo humano. É amplamente reconhecida por sua importância na saúde óssea, mas suas contribuições vão muito além disso. Desse modo, o poder da vitamina D é multifuncional, que não apenas ajuda a manter ossos e dentes saudáveis, mas também a promover o sistema imunológico, função muscular, regulação do metabolismo e até mesmo na saúde cardiovascular.

Nosso corpo tem a capacidade de produzi-la quando nossa pele é exposta à luz solar. No entanto, devido a fatores como a exposição limitada ao sol e a preocupações com a proteção contra os raios ultravioleta, muitas pessoas podem não obter níveis suficientes de vitamina D.

O Poder da Vitamina D para o Corpo

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Um de seus principais benefícios é a sua influência na absorção de cálcio pelo intestino, essencial para a formação e a manutenção de ossos e dentes saudáveis. Além disso, essa substância é importante na redução do risco de osteoporose, uma condição caracterizada pela fragilidade dos ossos.

Para se ter uma ideia, cerca de 90% da vitamina D necessária para o corpo é obtida através da exposição do sol, enquanto o restante (10%), vêm de alimentos como: carnes, peixes e frutos-do-mar.

A exposição ao sol é a principal fonte de vitamina D para a maioria das pessoas, uma vez que a radiação ultravioleta B (UVB) ativa sua produção na pele. No entanto, a necessidade de ficar sob o sol pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como a latitude geográfica, estação do ano, uso de protetor solar e a pigmentação da pele.

Por último, como muitos indivíduos podem não atender às necessidades diárias de vitamina D através dessas fontes, a suplementação pode ser recomendada, especialmente para grupos de risco, como idosos, pessoas com deficiência do nutriente e aqueles com exposição limitada ao sol.

Alimentos com Vitamina D

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Embora a exposição ao sol seja uma das principais fontes dessa vitamina, a dieta desempenha um papel vital na garantia de uma ingestão adequada. Nesse sentido, conheça alguns alimentos que contêm esse nutriente:

  1. Peixes Gordurosos: Peixes como salmão, sardinha, truta, atum e cavala são excelentes fontes de vitamina D. Uma porção de peixe gorduroso pode fornecer uma quantidade significativa desse nutriente.

  2. Óleo de Fígado de Bacalhau: O óleo de fígado de bacalhau é uma das fontes mais concentradas disponíveis. É tradicionalmente conhecido por ser uma rica fonte desse nutriente.

  3. Gemas de Ovo: As gemas de ovos também contêm a substância. No entanto, é importante observar que ela está presente na gema, e não na clara do ovo.

  4. Leite Fortificado: Muitos produtos lácteos, como leite e iogurte, são frequentemente enriquecidos com isso. Verifique os rótulos para saber se o produto é fortificado.

  5. Suco de Laranja Fortificado: Assim como o leite, alguns sucos de laranja são fortificados com vitamina D para fornecer um impulso extra desse nutriente.

  6. Fígado: O fígado bovino e de frango também contém, embora em quantidades menores do que as encontradas em peixes e óleo de fígado de bacalhau.

Quais Especialistas Podem Ajudar?

Para questões relacionadas à vitamina D e sua ingestão, pode-se consultar diversos médicos especialistas. Assim, alguns deles que podem fornecer orientação sobre o assunto incluem:

  1. Clínico Geral: Pode avaliar seus níveis de vitamina D, discutir suas necessidades dietéticas e oferecer orientação sobre a suplementação, se necessário.

  2. Endocrinologista: Especialistas em hormônios e podem ajudar a diagnosticar e tratar condições relacionadas à regulação hormonal, incluindo problemas com essa substância.

  3. Nutricionista: Fornece orientação sobre a dieta e a ingestão adequada de vitamina D por meio de alimentos. Eles podem ajudá-lo a planejar refeições equilibradas para garantir que você esteja obtendo nutrientes suficientes.

  4. Reumatologista: Em casos de doenças autoimunes ou condições reumáticas que afetam a absorção desse nutriente, um reumatologista pode ser consultado para um tratamento especializado.

  5. Dermatologista: Um dermatologista pode oferecer orientações sobre a exposição segura ao sol, uma das principais formas de obtenção de vitamina D, enquanto protege a pele contra os danos causados pelos raios ultravioleta.

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Em suma, a vitamina D é um micronutriente crucial para a saúde humana. Embora seja classificada como uma vitamina, ela age mais como um hormônio, desempenhando papéis vitais em várias funções do corpo. Sua versatilidade e importância para o bem-estar geral a tornam um tópico de grande interesse na nutrição e na saúde, assim, o médico clínico geral, o endocrinologista e o dermatologista, por exemplo, são cruciais nesse sentido.

Para isso, a SPX Clínica Santana de Parnaíba (consulta e exames), e a SPX Joinville e SPX Taubaté (somente exames) podem te ajudar com especialistas e clínicas pertinho de você para te ajudar na manutenção de vitamina D e no cuidado do seu corpo em geral.

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