O que é o Botox?
O Botox, ou toxina botulínica, é uma substância utilizada para o tratamento de diversas doenças como a microcefalia, paraplegia e espasmos musculares, isso ocorre pois a substância é capaz de impedir a contração muscular e estimular a paralisia temporária dos músculos, assim, ajuda na redução dos sintomas relacionados com essas situações.
Sua atuação também serve para inibir os estímulos neuronais relacionados à contração muscular. Assim como também é usado para procedimentos estéticos, principalmente na diminuição de rugas e marcas de expressão.
A Toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, portanto, seu uso deve ser feita apenas sob indicação médica, já que o médico fará uma avaliação completa de saúde e para que os riscos possam ser avaliados no uso dessa toxina.
Botox na Estética
No mundo estético, o Botox pode ser aplicado para, por exemplo, promover um sorriso harmonioso, tratar rugas e linhas de expressão e muito mais.
É necessário afirmar que o uso do Botox na estética seja feito sob orientação de uma Dermatologista ou outro profissional capacitado para a aplicação da toxina, para que o resultado seja mais satisfatório.
Como é feito?
A aplicação do Botox é feita em pequenas concentrações no local a ser tratado, dependendo da situação, é possível repetir a aplicação depois de alguns meses para garantir o efeito desejado, pois o efeito da toxina botulínica é passageira.
Além disso, a toxina botulínica pode ser injetada via intramuscular dependendo do objetivo do tratamento, sua aplicação deve ser feita em baixas concentrações e na dose recomendada. Resultando no bloqueio dos sinais nervosos relacionados à origem da dor e promover o relaxamento muscular.
O Botox nos procedimentos médicos
Os principais são:
- Corrigir o estrabismo ocular;
- Controlar o Bruxismo;
- Espasmos faciais, conhecidos como tique nervoso;
- Reduzir de salivação excessiva;
- Diminuição da dor neuropática;
- Relaxar a contração muscular excessiva do AVC;
- Melhora nos tremores em caso de Parkinson;
- Entre outros.
Alguns apontamentos
O Botox só deve ser aplicado com uma avaliação completa do estado de saúde e a verificação na quantidade ideal a ser utilizada para que não ocorram efeitos adversos durante a aplicação.
O produto também não deve ser aplicado em caso de alergia a toxina botulínica, gravidez ou infecção no local que deve ser aplicado. Pessoas com doenças imunes também devem evitar o tratamento, pois não se sabe como o organismo irá reagir à substância.
Tem na SPX?
Sim! Na SPX Clínica Santana de Parnaíba disponibilizamos os melhores serviços de Dermatologia, inclusive aplicação de Botox. Ficou interessado? Fale conosco pelo link: https://bit.ly/11975472578