- 29 de junho de 2022
- SPX Imagem
- Comment: 0
- SPX, Dicas de Saúde
Cuidados durante a Gravidez
Durante a gravidez, a mulher vivencia um momento muito importante, e é necessário redobrar atenção. Os 9 meses de gestação são cruciais para o desenvolvimento saudável do bebê, mas é nos primeiros 3 meses que se deve ter um cuidado ainda maior, a fim de garantir uma gestação tranquila.
Levando isso em consideração, separamos alguns pontos importantes que todos os futuros pais devem observar durante toda a gravidez.
Ter acompanhamento médico desde o início
Por esse momento requerer atenção médica constante, um obstetra deve realizar o acompanhamento pré-natal. Esse médico desempenha um papel importantíssimo ao monitorar e identificar possíveis problemas, que são:
- Trombofilia: Formação de coágulos no sangue;
- Aborto Espontâneo: Ocorre com mais frequência nos primeiras 20 semanas;
- Diabetes Gestacional: Decorre do Aumento de Glicose no sangue;
- Anemia: Gestantes possuem mais risco de se tornarem anêmicas por isso precisam de suplementação do ácido fólico e ferro;
- Distúrbios da Tireóide: Podem causar abortos e risco de hipertensão;
- Candidíase: na gravidez, aumenta-se o risco da doença por conta da redução das células de defesa na vagina da gestante;
- Hemorróidas: as prisões de ventre podem ocasionar hemorroidas durante a gravidez.
Manter a alimentação equilibrada
O consumo de certos alimentos nos primeiros meses da gestação garante os nutrientes necessários para a mãe e o bebê.
Muitas vitaminas são benéficas para o corpo feminino nessa época, porém, no topo delas está o ácido fólico. Quando ingerido na dosagem ideal e acompanhado pelo obstetra, pode reduzir os riscos de deficiências do tubo neural do bebê, evitando a má formação no cérebro e na coluna vertebral.
Geralmente, é primordial investir em ácido fólico, zinco, cálcio, vitamina B12 e ômega-2.
Monitore a pressão arterial
Sobretudo os riscos do aumento da pressão arterial na gravidez são vários, por isso, o monitoramento contínuo é fundamental. Os sintomas pré-eclâmpsia como dor de cabeça, dor na nuca, náuseas, inchaço e visão embaçada podem resultar no parto prematuro e complicações maternas.
Evite alimentos muito salgados e industrializados, beba bastante água e repouse sempre que possível.
Faça exercícios físicos
A primeira vista é uma recomendação simples, mas na gravidez ela se torna essencial. Tendo um acompanhamento médico, os exercícios físicos são grandes ferramentas para uma gestação saudável.
Os exercícios ajudarão a combater possíveis incômodos que poderão surgir como as dores nas costas e na região pélvica, deixando a gestante mais preparada para o momento do parto.
Faça o Ultrassom Obstétrico
O Ultrassom Obstétrico é um exame importante para acompanhar o desenvolvimento do bebê durante o período gestacional. O procedimento permite a formação de imagens para analisar embrião e feto.
Para um pré-natal adequado, existem quatro tipos de ultrassom recomendados: o vaginal, dois morfológicos e um normal.
O primeiro deve ser feito perto da sétima ou oitava semana de gravidez. Nessa época, já é possível visualizar o embrião, detectar o batimento cardíaco e a idade gestacional.
Contudo, o segundo ultrassom deve ser realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gravidez, para examinar a normalidade das estruturas fetais e realizar as medidas que indicarão o risco do bebê ter ou não Síndrome de Down.
Após os primeiros ultrassons, ainda 3 poderão ser feitos para acompanhar as estruturas internas e externas do bebê podendo avaliar pés, cabeça, peso do bebê e o crescimento.
Temos na SPX?
Sim! Na SPX oferecemos o ultrassom obstétrico com equipe especializada e alta tecnologia para fornecer a melhor experiência possível para nossos pacientes.
Agende pelo link: https://bit.ly/SPXClinica