PortuguêsEnglishEspañolFrançais
PortuguêsEnglishEspañolFrançais

Cuidados durante a Gravidez

A gravidez é um momento muito importante na vida de qualquer mulher, nesse momento a atenção deve ser redobrada. Os 9 meses de gestação são importantes para o desenvolvimento saudável do bebê, entretanto, é nos primeiros 3 meses que o cuidado deve ser ainda maior para que o resto da gestação seja tranquila. 

Sabendo disso, separamos alguns pontos importantes que todos futuros pais devem atentar-se em toda a gravidez. 

Ter acompanhamento médico desde o início

Por esse momento demandar a atenção médica constante, o acompanhamento pré-natal deve ser feito por um obstetra. Esse médico tem o papel importantíssimo de monitorar e identificar possíveis problemas, eles são: 

  • Trombofilia: Formação de coágulos no sangue;
  • Aborto Espontâneo: Ocorre com mais frequência nos primeiras 20 semanas; 
  • Diabetes Gestacional: Decorre do Aumento de Glicose no sangue; 
  • Anemia: Gestantes possuem mais risco de se tornarem anêmicas por isso precisam de suplementação do ácido fólico e ferro; 
  • Distúrbios da Tireóide: Podem causar abortos e risco de hipertensão;
  • Candidíase: na gravidez, aumenta-se o risco da doença por conta da redução das células de defesa na vagina da gestante; 
  • Hemorróidas: as prisões de ventre podem ocasionar hemorroidas durante a gravidez. 

Manter a alimentação equilibrada

O consumo de certos alimentos nos primeiros meses da gestação garante os nutrientes necessários para a mãe e o bebê. 

Muitas vitaminas são benéficas para o corpo feminino nessa época, porém, no topo delas está o ácido fólico. Quando ingerido na dosagem ideal e acompanhado pelo obstetra, pode reduzir os riscos de deficiências do tubo neural do bebê, evitando a má formação no cérebro e na coluna vertebral. 

Geralmente, é primordial investir em ácido fólico, zinco, cálcio, vitamina B12 e ômega-2. 

Monitore a pressão arterial

Sobretudo os riscos do aumento da pressão arterial na gravidez são vários, por isso, o monitoramento contínuo é fundamental. Os sintomas pré-eclâmpsia como dor de cabeça, dor na nuca, náuseas, inchaço e visão embaçada podem resultar no parto prematuro e complicações maternas. 

Evite alimentos muito salgados e industrializados, beba bastante água e repouse sempre que possível. 

Faça exercícios físicos

A primeira vista é uma recomendação simples, mas na gravidez ela se torna essencial. Tendo um acompanhamento médico, os exercícios físicos são grandes ferramentas para uma gestação saudável. 

Os exercícios ajudarão a combater possíveis incômodos que poderão surgir como as dores nas costas e na região pélvica, deixando a gestante mais preparada para o momento do parto. 

Faça o Ultrassom Obstétrico

O Ultrassom Obstétrico é um exame importante para acompanhar o desenvolvimento do bebê durante o período gestacional. O procedimento permite a formação de imagens para analisar embrião e feto. 

Para um pré-natal adequado, existem quatro tipos de ultrassom recomendados: o vaginal, dois morfológicos e um normal. 

O primeiro deve ser feito perto da sétima ou oitava semana de gravidez. Nessa época, já é possível visualizar o embrião, detectar o batimento cardíaco e a idade gestacional. 

Contudo, o segundo ultrassom deve ser realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gravidez, para examinar a normalidade das estruturas fetais e realizar as medidas que indicarão o risco do bebê ter ou não Síndrome de Down. 

Após os primeiros ultrassons, ainda 3 poderão ser feitos para acompanhar as estruturas internas e externas do bebê podendo avaliar pés, cabeça, peso do bebê e o crescimento.

Temos na SPX? 

Sim! Na SPX oferecemos o ultrassom obstétrico com equipe especializada e alta tecnologia para fornecer a melhor experiência possível para nossos pacientes. 

Agende pelo link: https://bit.ly/SPXClinica

Deixe um comentário