- 10 de junho de 2022
- SPX Imagem
- Comment: 0
- SPX Otorrinolaringologia, SPX, Dicas de Saúde
Os danos da Covid-19 no Olfato e Paladar
Os sintomas mais marcantes da COVID-19 incluem falta de ar, perda de olfato, paladar e o cansaço durante e após a infecção. Cerca de 73% dos pacientes, de acordo com a OMS, relatam uma queixa recorrente de perda de olfato e paladar. Por isso, a especialidade da otorrinolaringologia desempenha um papel essencial no tratamento dessa questão.
O otorrinolaringologista trata problemas relacionados ao ouvido, nariz e garganta, bem como às estruturas da cabeça e do pescoço. Portanto, é um campo que engloba diversas subespecialidades com caráter clínico ou respiratório, por exemplo, cirurgias de amígdalas e até de tumores na base do crânio.
Mesmo após dois anos de pandemia, a Covid-19 continua gerando questionamentos, desafiando a ciência e a medicina diariamente, a cada momento que surge uma nova variante do vírus.
Sequelas da COVID
- Anosmia: Perda de Olfato
- Hiposmia: Diminuição de Olfato
- Ageusia: Perda do Paladar
- Disgeusia: Diminuição do Paladar
Dica dos otorrinolaringologistas – Treinamento Olfativo
Atualmente, esses profissionais usam esse tratamento para recuperar o olfato de pessoas atingidas por infecções virais. Os otorrinolaringologistas usam a técnica há uma década e consistem na inalação de quatro odores por dia, forçando o cérebro a se concentrar no cheiro. Os sintomas podem ser óleos, como eucalipto e cravos, ou de sabão em pó e café.
Entendemos a eficácia do treinamento quando compreendemos as particularidades do sistema olfativo. Dentro do nariz temos neurônios receptores olfatórios, que são as primeiras células que fazem a captação dos cheiros que sentimos.
Esses neurônios tem uma capacidade de regeneração e com o devido estímulo, as células basais podem ser transformadas em neurônios receptores olfatórios ou células de suporte.
Mitos sobre o olfato e paladar na COVID-19
Depois da COVID, não vou mais recuperar meu paladar e olfato?
Mito. Não é possível afirmar que não há recuperação. Atualmente, existem tratamentos intensos capazes de devolver o olfato após 6 meses. Segundo os médicos, apenas 1,4% dos casos são irreversíveis.
Usar descongestionantes nasais recupera o olfato?
Mito. Descongestionantes nasais podem ajudar parcialmente. Usar de forma indiscriminada o medicamento por um período superior a 7 ou 10 dias, pode provocar lesões na mucosa, gerando dependência e riscos, como taquicardia e angina.
Ficou interessado? Na SPX, temos otorrinolaringologistas disponíveis para te ajudar.
Agende pelo link: https://ig.rdstation.com/spxclinica