Santana de Parnaíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Santana de Parnaíba
11 | 97547-2518

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 9234-6918

Os danos da Covid-19 no Olfato e Paladar

Os sintomas mais marcantes da COVID-19 incluem falta de ar, perda de olfato, paladar e o cansaço durante e após a infecção. Essa perda de olfato e paladar é a queixa recorrente de cerca de 73% dos pacientes de acordo com a OMS. Por isso, a especialidade da otorrinolaringologia é essencial para administrar essa questão.

O otorrinolaringologista é responsável por tratar questões ligadas ao ouvido, nariz e garganta e também nas estruturas da cabeça e do pescoço. Portanto, é um campo que envolve diversas subespecialidades com caráter clínico ou cirúrgico. Por exemplo, cirurgias de amígdalas e até de tumores na base do crânio.

Mesmo após dois anos de pandemia, a Covid-19 ainda gera questionamentos, desafiando a ciência e a medicina diariamente e a cada momento que uma nova variante do vírus surge.

Sequelas da COVID

  • Anosmia: Perda de Olfato
  • Hiposmia: Diminuição de Olfato
  • Ageusia: Perda do Paladar
  • Disgeusia: Diminuição do Paladar

Dica dos otorrinolaringologistas – Treinamento Olfativo

Esse tratamento é atualmente usado para a recuperação do olfato de pessoas atingidas por infecções virais. A técnica é usada há uma década pelos otorrinolaringologistas e consiste na inalação de quatro odores por dia, forçando o cérebro a se concentrar no cheiro. Os sintomas podem ser óleos, como eucalipto e cravos ou de sabão em pó e café.

A eficácia do treinamento é explicada quando entendemos as particularidades do sistema olfativo. Dentro do nariz temos neurônios receptores olfatórios, que são as primeiras células que fazem a captação dos cheiros que sentimos.

Esses neurônios tem uma capacidade de regeneração e com o devido estímulo, as células basais podem ser transformadas em neurônios receptores olfatórios ou células de suporte.

Mitos sobre o olfato e paladar na COVID-19

Depois da COVID, não vou mais recuperar meu paladar e olfato?

Mito. Não é possível afirmar que não há recuperação. Atualmente, existem tratamentos intensos capazes de devolver o olfato após 6 meses. Segundo os médicos, apenas 1,4% dos casos são irreversíveis.

Usar descongestionantes nasais recupera o olfato?

Mito. Descongestionantes nasais podem ajudar parcialmente. Usar de forma indiscriminada o medicamento por um período superior a 7 ou 10 dias, pode provocar lesões na mucosa, gerando dependência e riscos, como taquicardia e angina.

Ficou interessado? Na SPX, temos otorrinolaringologistas disponíveis para te ajudar.

Agende pelo link: https://bit.ly/SPXClinica

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Enable Notifications    OK No thanks