spx-clinica-spx-imagem-isolamento-social

Depressão, Doenças e Mais: Os Riscos do Isolamento Social

O isolamento social é um ato cada vez mais comum, e, diante deste cenário, a busca por um psicólogo se torna primordial

Caracterizado pelo distanciamento físico e emocional, o isolamento social tem se tornado um tema cada vez mais relevante, especialmente em meio às circunstâncias desafiadoras que enfrentamos nos últimos tempos, como a pandemia do Covid-19.

Em síntese, as razões pelas quais as pessoas optam por se isolar podem variar, incluindo fatores como estresse, ansiedade, mudanças na rotina, perda de entes queridos ou mesmo a insensibilidade de virtuais. No entanto, a prática prolongada do isolamento social traz consigo uma série de riscos que podem impactar a saúde de um modo geral.

Isolamento social x Solidão

Em primeiro lugar, é necessário compreender a distinção entre isolamento social e solidão. Enquanto o isolamento social refere-se à redução ou ausência de contato social, com a família e com amigos, a solidão é uma experiência subjetiva caracterizada por sentimentos de isolamento e desconexão, mesmo no meio a atividades sociais. Em outras palavras, é ter menor conexão social do que o desejado.

Embora ambos possam coexistir, nem sempre estão interligados. A solidão pode ocorrer mesmo quando cercados por pessoas, enquanto o isolamento social envolve uma diminuição real das sociais sociais.

Por outro lado, apesar de suas diferenças, os dois termos ainda podem se entrelaçar em um ciclo complexo. O isolamento social prolongado pode ser um gatilho para sentimentos de solidão, enquanto a solidão constante pode levar a um maior afastamento social, perpetuando o ciclo. 

Os impactos e os perigos para a saúde

spx-clinica-spx-diagnostico-isolamento-social-solidao

O isolamento social prolongado pode acarretar em uma série de problemas de ordem emocional, comportamental e psicológica. A falta de sentimentos sociais pode levar ao desenvolvimento de sintomas de depressão, ansiedade e estresse, por exemplo.

Segundo dados da Universidade de Harvard, aproximadamente 11 milhões de pessoas moravam sozinhas no Brasil em 2021, sendo a maioria delas homens, enquanto 60% do grupo feminino tinha 60 anos ou mais. Entre os jovens, a geração Z é a mais isolada.

Logo, os principais problemas associados ao isolamento social são:

  1. Depressão e Ansiedade: Isolar-se socialmente pode aumentar o risco de desenvolvimento ou agravamento de quadros depressivos e ansiosos;
  2. Mudanças Comportamentais: Pode ocorrer alterações nos hábitos alimentares, sono e atividade física podem resultar do isolamento prolongado;
  3. Aumento da Solidão: Tal ação também pode levar a sentimentos intensificados de solidão e desconexão;
  4. Redução da Resiliência Emocional: A falta de sentimentos sociais pode impactar a capacidade de lidar com o estresse e as adversidades;

Por último, mas não menos importante, o isolamento social pode causar um impacto significativo na saúde cardiovascular. Isso porque estudos têm demonstrado que desligar-se socialmente está associado a um aumento do risco de hipertensão arterial, doenças cardíacas, derrames e outros problemas vasculares.

Os benefícios da interação social

spx-clinica-spx-diagnostico-beneficios-interacao-social

Do contrário, a interação social desempenha um papel vital na promoção do bem-estar emocional e físico. Sair de casa e se envolver em atividades sociais pode ter efeitos positivos profundos para a saúde mental, e ainda mais para um equilíbrio emocional.

Ao interagir com amigos, familiares ou colegas, as pessoas têm a oportunidade de compartilhar experiências, expressar sentimentos e encontrar apoio mútuo. Essas conexões humanas ajudam a reduzir o isolamento e a solidão, proporcionando um senso de pertencimento e conexão com a comunidade.

Desse modo, tais benefícios destacam a importância de nos cultivarmos socialmente. Portanto, preze sempre pela(o):

  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Melhora do humor e aumento da sensação de felicidade;
  • Estímulo da função cognitiva e prevenção do declínio mental;
  • Fortalecimento das habilidades de comunicação e empatia;
  • Promoção de um sistema imunológico mais resiliente;
  • Diminuição do risco de depressão e isolamento;
  • Oportunidade de construir relacionamentos e redes de apoio.


O papel vital do psicólogo

Sob o mesmo ponto de vista, o papel do psicólogo é de extrema importância, visto que oferecem apoio emocional, estratégias de enfrentamento e orientações para lidar com o isolamento social e seus impactos. A terapia pode ajudar a enfrentar sentimentos de solidão, ansiedade e depressão, fornecendo ferramentas para melhorar a resiliência emocional e fortalecer as habilidades sociais.

Afinal, é válido reconhecer os riscos associados ao isolamento social para promover o bem-estar holístico. Encontrar um equilíbrio saudável entre a necessidade de sociais e autocompaixão é primordial para manter a saúde mental e física em tempos motivados.

O apoio e o trabalho profissional de um psicólogo, então, apoia na construção de uma abordagem positiva em relação ao isolamento social e na busca por uma vida mais saudável e conectada.

Agende Sua Consulta com o Psicólogo da SPX Clínica Santana de Parnaíba

Está precisando de ajuda ou quer saber mais sobre os cuidados da saúde física e mental para afastar ou acabar com o isolamento social? A SPX Clínica Santana de Parnaíba pode te ajudar com um psicólogo pertinho de você!

Clique aqui e agende uma consulta!

Artigos Relacionados

1