- 18 de julho de 2023
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, SPX Exames
Pesquisadores Adotam Teste Digital para Medir Carga Viral do HIV
Conhecido com STAMP, teste digital do HIV deve ser mais rápido e barato que o RT-PCR
Pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, criaram um teste digital que pode detectar a existência do vírus da imunodeficiência humana (HIV) em apenas uma pequena quantidade de sangue.
Agora, com essa tecnologia desenvolvida, uma abordagem mais direta, conhecida como Autodigitalização por Particionamento Automatizado baseado em membrana (STAMP) foi criada, apresentando vantagens de ser mais econômica, rápida e exigir uma menor quantidade de sangue em comparação ao método do RT-PCR.
O que é o HIV?
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que compromete o sistema imunológico do organismo humano, deixando-o vulnerável a infecções oportunistas. Em suma, a doença é transmitida principalmente através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas, transfusões de sangue contaminado e da mãe para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.
Esse mal pertence à família dos retrovírus, que são vírus que têm a capacidade de converter seu material genético de RNA em DNA por meio de uma enzima chamada transcriptase reversa. Uma vez dentro das células CD4+, o HIV replica-se usando essa enzima, integrando seu material genético ao DNA das células infectadas.
Como resultado, sua infecção enfraquece o sistema imunológico ao longo do tempo, prejudicando a capacidade do organismo de combater infecções e doenças. À medida que a doença progride, a pessoa contaminada pode desenvolver infecções oportunistas graves, como pneumonia, tuberculose, infecções fúngicas e diversos tipos de câncer.
Embora ainda não exista uma cura definitiva para o HIV, o tratamento antirretroviral (TARV) é extremamente eficaz no controle da infecção. A TARV é uma combinação de medicamentos que suprime a replicação do vírus, reduzindo a carga viral no organismo e preservando a função imunológica.
Complicações do HIV
O Vírus da Imunodeficiência Humana traz consigo vários riscos e pode causar uma série de complicações de saúde. Veja, a seguir, alguns dos principais riscos e condições associadas ao HIV:
1. AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida): Se não tratado adequadamente, na fase avançada de AIDS, o sistema imunológico está severamente comprometido, tornando o corpo mais suscetível a infecções oportunistas graves e cânceres relacionados à imunodeficiência.
2. Infecções oportunistas: O vírus enfraquece o sistema imunológico, tornando as pessoas infectadas mais suscetíveis a infecções oportunistas, como tuberculose, pneumonia por Pneumocystis jirovecii, infecções fúngicas e infecções bacterianas recorrentes, por exemplo.
3. Complicações neurológicas: Essa enfermidade também pode causar complicações neurológicas, incluindo demência associada ao HIV, neuropatia periférica, distúrbios cognitivos, doença cerebrovascular e meningite asséptica.
4. Doenças cardiovasculares: As pessoas com HIV têm um risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana, infarto do miocárdio, aterosclerose acelerada e doença arterial periférica.
5. Complicações renais e hepáticas: há também o dano aos rins e ao fígado, levando ao desenvolvimento de doenças, como nefropatia associada ao HIV, glomerulonefrite, insuficiência renal, doença hepática gordurosa não alcoólica e cirrose.
Medidas preventivas
Apresentadas as complicações, agora é fundamental abordar sobre as medidas de precaução a esse vírus. A prevenção não apenas protege indivíduos de contrair o vírus, mas também desempenha um papel fundamental na redução da propagação da infecção em comunidades e na diminuição do impacto social e econômico da doença.
Nesse sentido, existem diversos fatores que aumentam o risco de contrair o HIV, tais como:
- Prática de sexo seguro
- Testagem regular para o HIV
- Uso de seringas descartáveis
- Terapia antirretroviral (TARV)
- Educação e conscientização
Por último, é importante ressaltar que o HIV não é transmitido por meio de contato casual, como apertos de mão, abraços, beijos, compartilhamento de alimentos, uso de banheiros públicos, picadas de mosquito ou pelo ar. Em caso de dúvidas ou preocupações, busque orientação médica especializada e siga as recomendações.
Siga a SPX nas redes sociais
Gostou? Clique aqui e siga a SPX Clínica nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre saúde!