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O ano está chegando na reta final e os preparativos para as festas à todo vapor.
É um momento de pararmos para refletir sobre as nossas ações ao longo do ano, confraternizar com familiares e amigos. Geralmente as confraternizações vêm acompanhadas de refeições fartas e calóricas.
Manter a alimentação saudável neste período é possível, se forem realizadas trocas inteligentes e adaptações das receitas tradicionais.
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Confira a seguir 7 dicas para uma ceia saudável:
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1. Abuse de saladas e legumes. Incremente com temperos e molhos naturais.
2. Aproveite as frutas da estação e inclua nas sobremesas (abacaxi, ameixa, banana-prata, cereja, coco verde, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, laranja-pêra, limão, chia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pêssego, romã e uva).
3. Frutas secas, desidratadas e, em conserva podem ser boas opções de sobremesa.
4. Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, prefira drinks ou coquetéis à base de suco de fruta sem álcool.
5. Prefira carnes magras, tempere com ervas e combine com frutas (abacaxi, manga e laranja, por exemplo).
6. Se optar por ter na ceia arroz tradicional, tempere com açafrão, pois além de ser um tempero saboroso, atua como antioxidante, auxiliando no combate do envelhecimento das células.
7. Prepare as farofas com castanhas, nozes, avelãs e amêndoas. Vegetais e frutas oleaginosas, são fontes de gordura insaturadas que auxiliam no controle do colesterol.
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Além de fazer escolhas saudáveis na ceia, faça atividades físicas, movimente-se para manter o metabolismo ativo.

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