Santana de Parnaíba
11 | 2450-6000

Taubaté
12 | 3608-2770

Joinvile
47 | 3033-2200

Santana de Parnaíba
11 | 97547-2518

Taubaté
12 | 99794-8410

Joinville
47 | 9234-6918

Principais dúvidas sobre o médico vascular

O médico vascular é o profissional especialista que cuida dos vasos sanguíneos e da circulação sanguínea. Da mesma forma que ele auxilia na monitorização nas estruturas necessárias ao bom funcionamento do sistema circulatório, região que pode ser afetada por diversas condições. 

Mesmo que o principal tratamento seja a das varizes, o vascular trata: 

Feridas: lesões na área das pernas, em geral, assustam a população. Usualmente, elas podem incomodar e reduzir a qualidade de vida dos pacientes. A cirurgia vascular é indicada para tratar esses problemas de forma ampla e resolutiva; 

Aneurismas: Essa condição ocorre quando uma artéria apresenta uma dilatação maior do que o normal. O acompanhamento com o cirurgião vascular é essencial pois a condição pode embolizar ou romper, causando intensa hemorragia no paciente;

Isquemia arterial: Acontece quando o fluxo do sangue em um artéria é alterado pela presença de um coágulo no vaso, uma placa de gordura, uma lesão sofrida pela artéria ou outro motivo. 

Trombose venosa profunda: Esse problema é definido quando pela apresentação de de um coágulo no interior das veias profundas. Assim, esse coágulo provoca a obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo do vaso. Há possibilidade de uma trombose provocar insuficiência venosa. 

Linfedema: É um inchaço que surge em alguma região do corpo e acontece pelo mau funcionamento, obstrução ou malformação congênita dos vasos linfáticos.  

Dúvidas frequentes sobre o exame vascular

As varizes doem?

Normalmente, as veias dilatadas não doem, porém é possível causar uma sensação de peso e desconforto nas pernas do paciente.

As varizes voltam depois de operadas? 

As que forem retiradas durante um procedimento cirúrgico não “voltam”. Porém, o que pode acontecer é que, veias normais podem se dilatar com o passar dos anos e aparecerem em menor quantidade. Mas são novas veias, não as que foram retiradas. 

Diabetes e dores nas pernas, pode ser um problema vascular?

Quem é portador de diabetes pode ter dores nas pernas por muitos motivos e a doença arterial periférica é um desses motivos. É recomendado um acompanhamento vascular para o paciente diabético.

Perna Inchada é sinal de trombose?

Os sintomas de uma trombose venosa profunda é o edema (ou inchaço) na perna. Um especialista deve avaliar o local se há um edema acompanhado de uma dor. 

Posso usar salto alto se tenho varizes?

Sim, não há evidências que comprovam que usar salto cause varizes. 

Tem na SPX?

Sim! Aqui na SPX nós podemos te ajudar com nossos médicos vasculares e equipe especializada para te ajudar! Agende sua consulta pelo link:  https://linktr.ee/spxclinica


Deixe seu comentário

Deixe um comentário

Enable Notifications    OK No thanks