spx clinica spx imagem Quais os 10 melhores alimentos para diabeticos diabete diabetes saude alimentacao nutricao

Quais os 10 melhores alimentos para diabéticos?

A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, ela ocorre pela falta de insulina ou também pela incapacidade da insulina realizar seus efeitos adequadamente. Produzida pelo pâncreas, a insulina tem a responsabilidade na manutenção do metabolismo da glicose. Por isso, a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, como consequência, gera o diabetes. O que se caracteriza por altas taxas de açúcar no sangue.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a pessoa com diabetes deve ter uma alimentação igual a de qualquer pessoa, assim, deve ser equilibrada e variada. Porém, é necessário prestar atenção nas quantidades de carboidratos da alimentação. Até frutas podem aumentar o nível de açúcar no sangue ao serem consumidas em grandes quantidades. 

oftalmo

Caso você busque uma alimentação mais saudável, separamos uma lista de alimentos que podem ajudar no trato com a diabetes: 

Alimentação Corpo

1 – Brócolis e outros vegetais crucíferos

Vegetais Crucíferos como agrião, brócolis, couve-flor, couve-manteiga, repolho e rúcula  são conhecidamente ricos em vitaminas A, B9 (folato), C, E e K, minerais como cálcio, magnésio e ferro, além de diversas substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias. 

Dessa forma, esses alimentos podem prolongar a saciedade e diminuir a absorção de açúcar por ter um alto conteúdo de fibras, da mesma forma, também auxiliam a diminuir a produção de glicose pelo organismo, especialmente em pessoas obesas ou com diabetes Tipo 2 não controlada.

2 – Oleaginosas

Castanha-de-caju, Nozes, castanha-do-pará, amêndoas, avelãs e outras oleaginosas possuem um alto conteúdo de gorduras boas (mono e poli-insaturadas), ajudando na regulação da glicemia e no equilíbrio dos níveis de colesterol bom e ruim. 

Além do mais, as amêndoas especialmente, ajudam na reposição de magnésio, um mineral importante perdido na urina depois de crises hiperglicêmicas. O fato de ser muito calórico, entretanto, recomenda-se o consumo máximo de um punhado desses alimentos por dia. 

3 – Abacate

Por ser rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, chamadas de “gorduras boas”, o abacate contribui para o combate na resistência à insulina. Nesse sentido, o seu conteúdo lipídico favorece no equilíbrio entre os níveis de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL), o que pode atuar como um fator de proteção contra as doenças cardiovasculares. 

4 – Linhaça e chia

Essas sementes possuem fibras solúveis e, como resultado, reduzem o pico glicêmico, exigindo uma menor produção de insulina pelo corpo. Evitando a resistência a esse hormônio, combatendo e prevenindo a diabetes tipo 2. 

Da mesma forma, a linhaça e a chia contêm ácido alfalinolênico (ALA), um dos componentes do ômega-3. Essa substância combate inflamações, o que previne o desenvolvimento da diabetes, atua na proteção do sistema cardiovascular e do cérebro. 

5 – Batata-yacon

Esse alimento contém um alto teor de inulina, um tipo diferente de carboidrato. Como consequência, a glicose fornecida é menos absorvida pelo organismo em relação à batata-inglesa. Igualmente, a yacon possui um sabor mais adocicado e pode ser consumida em pequenas porções no lanche da manhã ou da tarde. 

Alimentação Diabetes

6 – Canela

Essa especiaria quando adicionada nas refeições, previne a absorção de grandes doses de glicose no organismo, reduzindo a velocidade do esvaziamento do estômago, evitando o pico glicêmico. Ainda mais, ela aumenta a sensibilidade à insulina, o que diminui a concentração de glicose no sangue. 

Nesse sentido, a substância também consegue combater o estresse oxidativo das células, um fator-chave no desenvolvimento da diabetes tipo 2. É possível atribuir o seu consumo à diminuição dos níveis de colesterol ruim e triglicérides, o que contribui para uma boa saúde cardiovascular.  

7- Aveia

Essa é uma fibra rica em betaglucana, expandindo-se e formando uma espécie de gel consistente quando chega ao estômago. Dessa forma, prolonga a sensação de saciedade e consegue retardar a absorção da glicose pelo sangue, o que ajuda na manutenção da glicemia em níveis baixos. 

8 – Maçã

Dentro da maçã, há uma fibra chamada pectina, ela auxilia no controle da Glicemia e retarda a absorção de glicose. Bem como atuar na diminuição do colesterol ruim, prolongando a sensação de saciedade e contribuindo no bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumido com a casca. 

9 – Feijão e outras leguminosas

O feijão faz parte do grupo das leguminosas, nesse conjunto também estão presentes a ervilha, lentilha e grão de bico. Por isso, elas são ricas em fibras, ajudam no controle do apetite, redução da velocidade da absorção da glicose e evita o aumento abrupto da glicemia. 

10 – Peixes gordurosos

Alimentos como Salmão, Atum, Sardinha e Cavalinha são ricos em ômega-3, um ácido graxo que protege a saúde do coração, de vasos sanguíneos e do cérebro.

No mesmo sentido, esse componente também aumenta a sensibilidade das células musculoesqueléticas à insulina. Assim, reduz os processo inflamatórios, o que previne e controla o diabetes tipo 2.  

Mesmo sabendo os melhores alimentos para controlar a diabetes, o acompanhamento médico do endocrinologista é primordial para que a manutenção da doença seja de forma correta e tranquila. 

Artigos Relacionados

1