- 4 de janeiro de 2023
- SPX Imagem
- Comment: 0
- Notícias, SPX, Dicas de Saúde, SPX, Explica
Saúde 4.0: as 3 principais evoluções tecnológicas da medicina
Conheça algumas evoluções tecnológicas que podem chegar no setor da medicina
A Saúde 4.0 é como descrevemos a Quarta Revolução Industrial relacionando-se com a saúde e está sendo impulsionada pela digitalização, inteligência artificial e robótica. A medicina está sendo transformada pelas tecnologias digitais de ponta, que estão cada vez mais acessíveis e integradas às nossas vidas.
A tecnologia aplicada à saúde está além da necessidade de equipamentos eletrônicos modernos e aplicativos digitais. O que podemos chamar de Saúde 4.0 tem um perfil preventivo e consegue diariamente auxiliar os pacientes, estando presente em suas vidas 24 horas por dia e assim, promover uma maior qualidade de vida.
Nesse sentido, para englobar as evoluções tecnológicas da medicina, o Brasil criou a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS). De acordo com o presidente da instituição existem mais de 500 mil tecnologias médicas em uso atualmente.
Sabendo desse contexto, falaremos sobre as principais inovações dos últimos anos e a transformações do setor da saúde. Então, fique por dentro e continue sua leitura.
Quais as principais mudanças que podemos observar?
Todo ano novas tecnologias surgem com a missão de substituir ou complementar as etapas e procedimentos médicos. Inclusive, é possível ver mudanças nos equipamentos de Raios-X, Eletrocardiograma, Tomografia e Ressonância Magnética. Produzindo diagnósticos cada vez mais detalhados, com a otimização dos serviços e do uso da radiação.
Também é preciso reconhecer que a pandemia da COVID-19 apressou ainda mais a entrada da tecnologia nesse âmbito. O uso da Inteligência Artificial e da Internet das Coisas, auxiliaram muito no acompanhamento e diagnóstico dos pacientes. Um grande exemplo é a Telemedicina cada vez mais amparada legalmente e usada por diversos médicos.
Assim como as cirurgias robóticas estabeleceram a precisão necessária para os procedimentos complexos. Ao mesmo tempo que o médico é beneficiado com inovações, a gestão administrativa de hospitais, clínicas e consultórios também podem aproveitar esses contexto.
Os avanços mais importantes da tecnologia na saúde
1 – Telemedicina
Atualmente, estamos vendo o principal avanço tecnológico ganhar espaço no setor da saúde. A pandemia do novo Coronavírus fez um grande volume de atendimentos remotos surgir, o que comprova a eficácia da modalidade nos dias atuais.
Além disso, essa nova possibilidade de prestar atendimentos pela telemedicina ampliou ainda mais o acesso da população aos médicos de todo o país. Quebrando as barreiras geográficas que existiam anteriormente.
“Dados da Rede Lucy Montoro, instituição ligada ao Hospital de Clínicas e à Faculdade de Medicina da USP, mais de 10.597 pacientes do Hospital em reabilitação beneficiaram-se pelo uso da tecnologia”
Sabendo dessa expansão, a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital (Saúde Digital Brasil) criou o Manual de Boas Práticas em Telemedicina e em Telessaúde. Saiba mais em nosso blog sobre o tema!
2 – Robótica
Também é possível citar que a tecnologia de cirurgia robótica está atualmente ajudando médicos a realizarem cirurgias cada vez mais precisas e menos invasivas. Câmeras auxiliam em uma melhor visualização, os médicos controlam braços de robôs e efetuam o procedimento nos pacientes.
Uma grande vantagem do uso da robótica na medicina está no menor risco de infecção, sangramentos, recuperação mais rápida e maior precisão em áreas com acesso mais difícil. Essa precisão é atingida pois, além de não estar sujeito a tremores, é possível rotacionar em até 360º graus, o que permite uma precisão muito maior.
3 – Bioimpressão 3D
A impressão 3D permite a criação de órgãos artificiais, resolvendo problemas complexos com as filas de transplantes de órgãos. O assunto parece coisa de ficção científica, mas já vemos alguns resultados animadores com o desenvolvimento da impressão de rins, pâncreas e coração.
Esse tipo de impressão utiliza biotintas, contém células, proteínas e outros elementos biológicos em sua composição.
Nos Estados Unidos, um pâncreas artificial foi criado pela empresa Medtronic MiniMed e foi aprovado pela entidade que regula dispositivos médicos, a FDA ( US Food and Drug Administration). O aparelho foi criado para auxiliar pessoas que sofrem com diabetes tipo 1, contendo um monitor de glicose automatizado e bomba de insulina.
Tudo indica que, dentro de alguns anos, essa será uma solução na redução das filas de transplantes e talvez seja um caminho para a cura de doenças crônicas.
Siga a SPX nas Redes Sociais
Fique sempre informado sobre evoluções tecnológicas da medicina, dicas de saúde e qualidade de vida nas redes sociais da SPX Clínica!
Não deixe de nos seguir nas redes sociais! Clique aqui e curta nossas redes!