- 3 de setembro de 2024
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Spray Nasal contra o Alzheimer: Descubra essa Inovação!
Cientistas desenvolveram um spray nasal contra o Alzheimer, que atua na eliminação do acúmulo de proteínas tóxicas no cérebro
O Alzheimer, antes de tudo, é desencadeado pelo acúmulo de proteínas específicas, como amiloide e tau, no cérebro. Nesse sentido, com o objetivo de combater a doença, pesquisadores da Universidade do Texas focaram na origem desse acúmulo.
Eles desenvolveram, então, um medicamento na forma de spray nasal destinado a destruir esses emaranhados de proteínas. Os resultados de testes realizados em camundongos vivos e em autópsias humanas têm mostrado-se bastante promissores.
Idealização do Spray Nasal contra o Alzheimer
O novo medicamento foi desenvolvido para reconhecer e eliminar a forma mais tóxica das proteínas tau, um dos principais responsáveis pelo Alzheimer. No entanto, para ser eficaz, o medicamento precisava atravessar a “barreira hematoencefálica”, uma estrutura que protege o cérebro de substâncias potencialmente prejudiciais.
Nesse interím, os cientistas encontraram uma solução inovadora: encapsular o composto em pequenas bolhas capazes de atravessar essa barreira protetora. O resultado foi promissor: em testes com ratos de laboratório, uma única aplicação do spray nasal conseguiu remover a proteína tau do cérebro.
Em síntese, após duas semanas de uso, os ratos mostraram uma melhora significativa nas funções cognitivas. A pesquisa foi publicada na revista Science Translational Medicine.
Haverá Testes em Humanos?
Uma revisão abrangente de pesquisas conduzida pela Universidade de Edimburgo, liderada por Soraya Meftah, Claire Durrant e Tara Spires-Jones, revela que, apesar do sucesso inicial com animais, as tentativas de aplicar essa técnica em humanos ainda não tiveram êxito. Embora os testes com ratos tenham mostrado resultados animadores, a transição para seres humanos tem enfrentado desafios.
Ainda assim, o novo spray nasal ainda mantém esperanças promissoras. Testado em amostras de tecido cerebral humano de pacientes falecidos com Alzheimer, demência por corpos de Lewy e doença de Pick, o medicamento não apenas destruiu as proteínas tóxicas, bem como impediu sua produção ao bloquear a liberação de “sementes de tau”.
“Muitas questões permanecem em aberto, incluindo se esse tratamento administrado por via intranasal em humanos permitirá a penetração do anticorpo em doses eficazes em nossos cérebros muito maiores e se há algum efeito colateral potencialmente perigoso, como inflamação.”
– diz trecho da pesquisa
Referência: Portal Olhar Digital.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias


Como a Falta de Sono Prejudica o Corpo e a Mente? Descubra!
É fato que a falta de sono prejudica o corpo e a saúde como um todo. Mas quais os reais impactos desse problema?


Beber Álcool Aumenta Risco de Câncer? Entenda a Relação
Relação desconhecida por tantas pessoas, entenda melhor por que beber álcool aumenta risco de câncer e quais outros riscos dessa prática


Como a Vacinação pode Prevenir Pandemia de Gripe Aviária?
Nova ameaça que preocupa autoridades de saúde, entenda como a vacinação pode prevenir pandemia de gripe aviária


Pesquisa: Novas Moléculas para Tratamento de Osteoporose
Entenda como pode acontecer o fortalecimento ósseo a partir do uso de novas moléculas para tratamento de osteoporose


Brasil Aprova Primeira Insulina Semanal para Tratar Diabetes; Veja!
Desenvolvido pela USP, um novo aplicativo auxilia na recuperação de AVC e contribui para a realização de atividades do dia a dia


Especialistas Alertam sobre Uso de Medicamentos para Dormir
Por vezes, adotar o uso de medicamentos para dormir pode ocasiosar algumas condições que prejudicam a qualidade de vida. Veja!