spx-clinica-spx-imagem-tratamento-para-doencas-autoimunes

Tratamento para Doenças Autoimunes: Veja Novos Avanços!

Descubra os novos avanços no tratamento para doenças autoimunes através de células regeneradoras encontradas no organismo

 

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, a princípio, identificaram que as células T regeneradoras, ou linfócitos Tregs, possuem um grande potencial para tratar uma variedade de doenças e lesões relacionadas à regulação do sistema imunológico em diversas partes do corpo.

Essas células, sobretudo, têm a capacidade de promover a recuperação e melhorar a resposta imune. Logo, esse avanço oferece novas perspectivas para o tratamento de condições imunológicas. O estudo foi publicado na revista Immunity.

O Que Explica esse Potencial Tratamento para Doenças Autoimunes?

spx-clinica-spx-imagem-avanco-tratamento-para-doencas-autoimunes

Em suma, pesquisadores descobriram que as células Tregs, ao contrário do que se pensava, estão presentes em vários tecidos do corpo. Antes, pensava-se que estavam alojadas em locais específicos aguardando ativação pelo sistema imunológico.

Dessa forma, esse novo entendimento revela que as Tregs desempenham um papel mais amplo do que o imaginado, estando ativamente envolvidas em diferentes partes do organismo.

Essa descoberta, então, abre a possibilidade de desenvolver tratamentos mais direcionados, focando em um único órgão em vez de todo o corpo. Isso é especialmente importante porque evita a inibição generalizada do sistema imunológico, reduzindo assim o risco de infecções.

Testes em Camundongos

Ao analisar 48 tecidos diferentes de camundongos, os pesquisadores descobriram que essas células estavam presentes em todos eles. “Agora que sabemos que essas células T reguladoras estão distribuídas por todo o corpo, podemos começar a desenvolver tratamentos de supressão imunológica e regeneração de tecidos direcionados a um único órgão“, explicou Adrian Liston, autor correspondente do estudo, em entrevista ao New Atlas.

Atualmente, os anti-inflamatórios agem de maneira generalizada, afetando o corpo inteiro e inibindo o sistema imunológico como um todo, o que nos torna mais vulneráveis a infecções. No entanto, uma droga desenvolvida anteriormente foi testada nos experimentos com camundongos. Quando administrada, atraiu e aumentou o número de Tregs em um órgão ou tecido específico. Isso resultou em uma supressão localizada da resposta imunológica e favoreceu a cura.

“Existem tantas doenças em que gostaríamos de interromper uma resposta imunológica e iniciar uma resposta de reparação – por exemplo, doenças autoimunes como a esclerose múltipla, e até mesmo muitas doenças infecciosas”

– Adrian Liston

Referência: Portal Olhar Digital.


Participe do Canal do WhatsApp da SPX!

Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!

Últimas Notícias

1