PortuguêsEnglishEspañolFrançais
PortuguêsEnglishEspañolFrançais
Gestacao exame de ultrassom

A importância do Ultrassom na gestação

Antes de tudo; o sonho de iniciar uma família é um grande objetivo para diversas pessoas. Futuros papais e mamães esperam ansiosamente por esse momento, por isso, cada passo nessa nova jornada é especial e único!

Na gestação os exames mais importantes são indicados para o acompanhamento da saúde do feto e da futura mamãe, o principal deles é o Ultrassom. Pois, além de revelar o sexo do bebê antes de nascer, esse exame oferece informações sobre as alterações estruturais no bebê e a presença de doenças cromossômicas, principalmente a Síndrome de Down.

Ultrassom do bebe

O que é o pré-natal? A descoberta de uma nova vida

O pré-natal é o nome dado para o acompanhamento médico realizado desde a descoberta da gravidez até o parto, esse importante momento é onde o médico orienta e analisa a saúde da mãe e do bebê, para prevenir possíveis complicações.

E ainda todas as mamães podem sofrer com alterações no corpo, causando problemas no desenvolvimento do bebê. Quanto mais cedo o pré-natal, maiores as chances de prevenir complicações na gravidez. 

Qual o funcionamento da ultrassonografia durante esse período? 

Ao longo da gestação, a mulher pode realizar ultrassonografias transvaginais e suprapúbicas, que são externas, feitas no abdômen.

Exame de Ultrassom na Gestacao

Primeira ultrassonografia

A Princípio realizada entre a 7ª e a 8ª semana de gestação, nesse momento é verificado: a quantidade de embriões, a localização da gravidez e o tempo de gestação. 

Esse ultrassom é chamado transvaginal e seu objetivo é analisar o feto, ou seja ele é observado mais de perto para obter boas imagens. Também é possível identificar no primeiro exame, em alguns casos, os batimentos cardíacos do bebê. 

Dessa forma, o momento também é importante para verificar o local em que o desenvolvimento do feto está ocorrendo, se nos úteros ou nas tubas uterinas (assim, é possível identificar a gestação ectópica, uma condição potencialmente grave).  Leia mais sobre o cuidados da Gravidez em nosso artigo anterior.

Morfológico do 1º Trimestre

Realizado entre a 11ª e 13ª semana de gestação. Esse exame detecta sinais que podem sugerir síndromes como a de Down. 

Morfológico de 2º Trimestre

Feito entre a 21ª e 23ª semana de gestação, seu objetivo é analisar características das formações morfológicas de diversos órgãos do bebê. E assim, cada um é observado individualmente e acompanhado em sua evolução. 

Já na 35ª semana de gestação está na reta final do terceiro trimestre, o médico aconselha sobre os últimos detalhes. Aqui é observado a posição e crescimento do bebê, a localização da placenta, a quantidade de líquido amniótico, a respiração e movimentação do bebê. 

Portanto, esse é o processo durante toda a gestação mais adequado para o tão sonhado parto! 

Tem na SPX?

Sim, e em breve disponibilizaremos uma nova experiência durante a jornada da sua gravidez: O aplicativo V-Baby, uma nova forma de armazenar e compartilhar seus exames de ultrassonografia.

Na SPX Clínica de Santana de Parnaíba, vamos fornecer uma solução que une acolhimento e bem estar para a gestante desde seu primeiro ultrassom.

Para dúvidas e agendamentos fale conosco pelo link: https://bit.ly/SPXClinica