- 25 de março de 2025
- SPX Imagem
- Comment: 0
- News Médicos, Notícias, SPX, Explica
Vacina contra Câncer Renal Avançado se Mostra Promissora; Veja!
Treinada para eliminar células tumorais restantes, descubra a eficácia da nova vacina contra câncer renal avançado!
Pesquisadores desenvolveram uma vacina personalizada que apresentou resultados promissores em pacientes com câncer renal avançado. A princípio, em um artigo publicado na revista científica Nature em fevereiro de 2025, eles relataram que todos os nove participantes de um ensaio clínico geraram uma resposta imune eficaz contra o câncer após receber o tratamento.
Agora, os cientistas precisam eventualmente conduzir ensaios clínicos com um número maior de pacientes para validar a eficácia da vacina e compreender melhor seu potencial no combate à doença.
O Que se Sabe da Nova Vacina contra Câncer Renal Avançado?
As vacinas foram aplicadas após a cirurgia de remoção do tumor. Em síntese, ela tem o objetivo de treinar o sistema imunológico para identificar e destruir possíveis células tumorais remanescentes. Esse método, portanto, busca reforçar a resposta imunológica e prevenir a recidiva da doença.
Atualmente, a cirurgia é o tratamento padrão para pacientes com carcinoma renal de células claras em estágio III ou IV. Após o procedimento, a imunoterapia com pembrolizumabe pode ser administrada para reduzir o risco de recorrência. No entanto, cerca de dois terços dos pacientes ainda sofrem com a volta do câncer e enfrentam opções terapêuticas limitadas.
“Pacientes com câncer renal em estágio III ou IV correm alto risco de recorrência. As ferramentas que temos para reduzir esse risco não são perfeitas e estamos buscando incansavelmente mais”, ressalta Choueiri.
Abordagem Especializada de Combate ao Câncer
Os pesquisadores buscaram alternativas inovadoras para enfrentar esse tipo de câncer. No ensaio clínico, então, nove pacientes com carcinoma renal de células claras em estágio III ou IV receberam uma vacina personalizada contra o câncer logo após a cirurgia. Além disso, cinco deles também foram tratados com o medicamento ipilimumabe para potencializar a resposta imunológica.
Essas vacinas personalizadas, dessa forma, são desenvolvidas a partir do próprio tecido tumoral removido na cirurgia. Os cientistas analisam as células cancerígenas para identificar neoantígenos — fragmentos de proteínas mutantes exclusivos do tumor.
Assim, utilizando algoritmos preditivos, a equipe seleciona os neoantígenos mais propensos a desencadear uma resposta imune eficaz, garantindo que a vacina seja específica para o câncer de cada paciente. O tratamento consiste em uma série de doses iniciais seguidas de dois reforços para estimular o sistema imunológico de forma contínua.
Vacina Mostra Resposta Rápida e Duradoura
Logo, a equipe analisou os resultados e descobriu que a vacina ativou uma resposta imune em apenas três semanas. O número de células T, responsáveis pela defesa do organismo, aumentou 166 vezes e permaneceu elevado por até três anos. Sobretudo, nenhum dos participantes do estudo relatou efeitos colaterais graves, o que reforça a segurança do tratamento.
Em seguida, os pesquisadores buscam ampliar os testes para confirmar a eficácia da vacina e explorar todo o seu potencial no combate ao câncer. Um novo ensaio clínico internacional e randomizado já está em andamento.
Nele, uma vacina personalizada semelhante, projetada para atacar neoantígenos, será combinada com a imunoterapia pembrolizumabe para avaliar sua efetividade em um número maior de pacientes.
Referência: CNN Brasil.
Participe do Canal do WhatsApp da SPX!
Gostou? Clique aqui e acompanhe outros conteúdos da SPX Clínica. Dicas de saúde, novidades e muito mais. Fique por dentro do mundo da saúde!
Últimas Notícias

Pesquisadores Identificam Nova Complicação do Diabetes
Nova complicação do diabetes acende um alerta para o acompanhamento da doença. Entenda o que foi descoberto e os riscos envolvidos!

Diagnósticos Inovadores Contra o Alzheimer: Conheça Alguns!
Confira diagnósticos inovadores contra o Alzheimer provenientes do Brasil para novas possibilidades no cuidado da doença!

Caneta Realiza Detecção de Câncer em 10 Segundos; Conheça!
Uma pesquisadora brasileira criou uma caneta revolucionária capaz de fazer a detecção de câncer em 10 segundos. Veja essa inovação!

Novo Tratamento para Depressão pode Vir da Inflamação; Veja!
Descubra como a ciência aponta um novo tratamento para depressão, baseado na relação entre inflamação e o sistema nervoso!

Metanol pode Causar Perda Visual? Conheça os Sinais
Entenda como a intoxicação por metanol pode causar perda visual após pesquisa inédita com a população de São Paulo

Brasil: 69% Usam IA para Entender Sintomas
Descubra como o uso de IA para entender sintomas já faz parte da rotina dos brasileiros e quais os impactos dessa tendência. É seguro?

