spx-clinica-spx-imagem-vacina-para-cancer-cerebral

Vacina para Câncer Cerebral: Atualizações e Avanços

Descubra as últimas atualizações e avanços na pesquisa de vacina para câncer cerebral, o mais letal tumor que pode atingir o cérebro

 

A princípio, uma vacina contra o tumor cerebral mostrou resultados encorajadores tanto em humanos quanto em cães. Esse medicamento demonstrou eficácia contra o glioblastoma, um dos tumores malignos mais agressivos e letais que afetam o cérebro. No entanto, apesar desses resultados positivos, a pesquisa ainda enfrenta um longo caminho pela frente.

Em suma, o estudo inicial envolveu quatro pacientes humanos, e agora está programado para avançar para um ensaio de fase um com até 24 adultos e crianças diagnosticadas com glioblastoma. Os resultados obtidos até então foram comparáveis aos observados em um estudo anterior realizado com 10 cães que também sofriam da mesma forma de câncer cerebral.

Como Funciona a Vacina para Câncer Cerebral?

spx-clinica-spx-imagem-como-funciona-vacina-para-cancer-cerebral

Nesse sentido, a vacina utiliza tecnologia de mRNA e nanopartículas de lipídio para ativar o sistema imunológico do paciente, induzindo-o a combater o tumor cerebral. Sua abordagem personalizada se baseia nas células malignas específicas do próprio indivíduo.

Administra-se o produto por via intravenosa, e os pesquisadores ficaram impressionados com a rapidez com que começou a demonstrar efeito. Desde já, o tratamento padrão para glioblastoma inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia, mas mesmo assim, a expectativa de vida dos pacientes é de apenas cerca de 15 meses em média.

“Em menos de 48 horas, pudemos observar esses tumores mudando do que chamamos de ‘frio’ (pouquíssimas células imunes, resposta imune muito silenciada), para ‘quente’, uma resposta imune muito ativa”

- Elias Sayour, oncologista pediátrico da Universidade da Flórida (EUA) e autor sênior do estudo

Entendendo Mais sobre a Aplicação

De antemão, os quatro pacientes tiveram seus tumores cerebrais removidos, seguido pela extração do RNA das células malignas. Esse RNA mensageiro (mRNA), importante na transmissão de informações genéticas, foi posteriormente amplificado e encapsulado em nanopartículas lipídicas biocompatíveis.

O objetivo é fazer com que as células tumorais se comportem de maneira semelhante a vírus perigosos ao serem reintroduzidas na corrente sanguínea. Por analogia, os cães submetidos ao tratamento viveram em média 139 dias, mais que o dobro do tempo dos animais não tratados, que sobreviveram de 30 a 60 dias após o diagnóstico do tumor cerebral.

Caso os resultados da primeira fase sejam positivos, a pesquisa avançará para a fase dois, que incluirá 25 crianças.“Estou esperançoso que isso possa ser um novo paradigma para como tratamos os pacientes, uma nova tecnologia de plataforma para como podemos modular o sistema imunológico”, conclui Sayour.

Referência: Portal Mundo Boa Forma.

Agende Seu Exame de RM com Inteligência Artificial na SPX Santana de Parnaíba!

Previna-se! Cuide da Sua Saúde! Faça o Exame de Ressonância Magnética (RM) e Descubra o Diagnóstico para o Melhor Tratamento!

Lembre-se: Para a realização desses e outros exames de Ressonância, cabe ressaltar, é necessário ter um pedido médico em mãos!

Últimas Notícias

1